Práticas pedagógicas em Educação Especial: configurações possíveis
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo analisar práticas pedagógicas em educação especial no contexto de inclusão escolar desenvolvidas na Rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, após dez anos da implementação da Política Nacional de
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Desenvolvida em uma abordagem qualitativa, a pesquisa tem como instrumento de produção de material analítico entrevistas semiestruturadas, as quais foram realizadas com duas
professoras de Educação Especial que atuam 40 horas na mesma escola. A intenção de olhar para as narrativas das professoras foi poder observar como elas organizam seu trabalho dentro do contexto escolar, quais as estratégias e recursos
de acessibilidade são utilizados, e como a Política reverbera nessa configuração. Como principais resultados, é possível destacar a existência de formas de organização comuns pelas duas professoras, que se efetivam em consonância com
as orientações da Política, onde podem ser destacadas o uso de recursos de acessibilidade para a eliminação de barreiras para a plena participação dos alunos; o Atendimento Educacional Especializado, como principal serviço da Educação Especial; e a tentativa de articulação entre os professores de Educação Especial e do ensino comum. Para além disso, destacam-se formas de organização particulares a cada instituição de ensino, que por vezes não se articulam com as orientações da
Política. Nesta perspectiva, é possível destacar que aos dez anos de implementação, a Política imprime grande influência sobre a organização das práticas pedagógicas em Educação Especial, mas vai a depender de como a escola consegue se organizar para atender as orientações previstas.