As contribuições da educação psicomotora reflexiva para as crianças com dificuldade de aprendizagem
Resumo
No presente artigo, apresentam-se algumas noções que contemplam o conceito de
educação psicomotora, as funções psicomotoras e o desenvolvimento infantil,
descritos através dos seguintes aspectos: coordenação, esquema corporal,
lateralidade, estruturação espacial, estruturação temporal, discriminação visual e
auditiva, uma vez que, a partir do nascimento, a criança apresenta potencial para
desenvolver-se, porém este potencial não depende apenas da maturação orgânica
mas também da interação com o outro e meio na qual está inserida. É nesta
interação que ela organiza sua imagem corporal, é base de seu desenvolvimento
motor e de aprendizagem. Neste contexto, o presente trabalho traz uma reflexão
acerca de como o movimento e a educação psicomotora, através de uma prática
reflexiva, poderão atuar nas incidências do processo de aprendizagem,
identificando-se a relevância do movimento na vida destas crianças e abordando
temas como: desenvolvimento, aprendizagem e educação psicomotora. A
metodologia utilizada foi a da pesquisa bibliográfica, cujo método tem como objetivo
procurar compreender informações teóricas existentes sobre uma situaçãoproblema,
pois sendo a criança um objeto de estudo extremamente difícil, quando
investigamos algumas variáveis da sua aprendizagem simbólica, deparamo-nos com
uma área de pesquisa ainda conceitualmente pouco definida, o mesmo se
passando, talvez ainda com maiores indefinições, quando se pretende estudar as
variáveis da sua motricidade, freqüentemente confundida com a psicomotricidade.