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dc.creatorStaats, Arthur de Jesus
dc.date.accessioned2022-05-30T19:31:52Z
dc.date.available2022-05-30T19:31:52Z
dc.date.issued2022-02-23
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24591
dc.description.abstractThe environmental need in the use of renewable energy sources, just as the reduction in greenhouse gas emissions put electric vehicles as the great solution in the transportation market for the coming years. Parallel to the advent of these vehicles arises the need for a better use of energy in the converters used. Therefore, this work proposes the development of an isolated converter for the application in more efficient, smaller and lighter chargers. The proposed topology presents high efficiency when switching at the resonance point and excludes the need for a control system when operating at constant voltage gain. The converter design methodology for a 3300 W application is presented. A technique is proposed to track the resonance and ensure operation with maximum efficiency of the topology. Computer simulations and prototype tests are performed in order to prove the effectiveness of design and proposed technique. The results obtained were satisfactory, reaching efficiency above 98 % for operation at nominal load. In addition, the consumption of computational resources required to perform the real-time tracking is analyzed.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectVeículo elétricopor
dc.subjectCarregador on-boardpor
dc.subjectConversor ressonantepor
dc.subjectConversor DABpor
dc.subjectRastreio de ressonânciapor
dc.subjectElectric vehicleeng
dc.subjectOn-board chargereng
dc.subjectResonant convertereng
dc.subjectDAB convertereng
dc.subjectResonance trackingeng
dc.titleConversor DAB ressonante como opção para carregadores on-board de veículos elétricospor
dc.title.alternativeResonant DAB converter as option for on-board chargers in electric vehicleseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA necessidade ambiental na utilização de fontes renováveis de energia, bem como a redução na emissão de gases do efeito estufa aponta os veículos elétricos como a grande solução no mercado de transportes para os próximos anos. Paralelo ao advento destes veículos surge a necessidade de um melhor aproveitamento de energia nos conversores empregados. Em vista disso, este trabalho propõe o desenvolvimento de um conversor isolado para a aplicação em carregadores on-board mais eficientes, menores e mais leves. A topologia proposta apresenta elevada eficiência quando chaveando no ponto de ressonância, além de excluir a necessidade de um sistema de controle quando operando com ganho de tensão constante. É apresentada a metodologia de projeto do conversor para uma aplicação de 3300 W juntamente com a proposta de uma técnica para rastrear a ressonância e garantir o funcionamento com a máxima eficiência da topologia. São realizadas simulações computacionais e ensaios em protótipo de modo a comprovar a eficácia do projeto realizado e da técnica proposta, obtendo resultados satisfatório e atingindo rendimento acima de 98 % para operação com carga nominal. Além disso, é analisado o consumo de recursos computacionais necessário para a realização do rastreio em tempo real.por
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Humberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5900576762082210por
dc.contributor.referee1Bisogno, Fábio Ecke
dc.contributor.referee2Campos, Maurício de
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3719401963317273por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Elétricapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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