Avaliação da eficiência em cursos de graduação da UFSM
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Data
2014-12-01Autor
Moraes, Mateus
Klein, Pâmela Graciela
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Com a crescente transformação das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), somada à abertura de novas universidades federais e de novos cursos de graduação, surge a necessidade de se conhecer o nível da qualidade da educação oferecida por estas instituições. Por este motivo, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma pesquisa qualitativa descritiva sobre o desempenho dos cursos de graduação do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com o propósito de avaliar o nível de eficiência dos cursos durante o período de 2011 a 2013, mediante a aplicação de um método não-paramétrico conhecido como Análise Envoltória de Dados (DEA) e então, apresentar um diagnóstico situacional, levando-se em conta insumos e produtos, conhecidos por inputs e outputs respectivamente. Um dos motivos que justifica a necessidade desta pesquisa é o fato do compromisso firmado com o Governo Federal por parte da UFSM no momento da adesão ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), que exige das instituições o alcance de metas previamente estabelecidas no que diz respeito aos índices de desempenho acadêmico no ensino de graduação. Conclui-se que o baixo desempenho da eficiência foi comum em 75% dos cursos em 2011 e 2012 e 66,67% no ano de 2013. Em 2011 e 2012, apenas 25% dos cursos analisados foram considerados eficientes e em 2013 esse número foi de 33,33%. Ou seja, pela técnica DEA mostrou-se que apesar de pertencerem a um mesmo centro, os cursos não apresentaram resultados semelhantes.
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- TCC Ciências Contábeis [639]
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