Os impactos que a verba pública municipal ‘PRODAE’ trouxe às escolas públicas municípais de Santa Maria - RS
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Data
2016-12-15Autor
Machado, Edir Luiz
Lorenzoni, José Carlos
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A escolha do tema deu-se em função de se acreditar que as Escolas Públicas Municipais foram beneficiadas com a Lei de Gestão Escolar Democrática, a qual atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, na busca de uma melhor qualificação do ensino através de uma gestão que atenda os interesses da comunidade escolar. O presente estudo teve por objetivo geral investigar os benefícios que a verba pública PRODAE trouxe para as Escolas Públicas Municipais de Santa Maria; e como objetivos específicos: compreender como aconteceu o processo de implantação da verba do PRODAE; pesquisar como acontece no dia-a dia a aplicação da referida verba no cotidiano das escolas; realizar um comparativo de como se dava o processo de melhorias e compras nas escolas da rede pública municipal antes da Lei 4740, de 24/12/2003; investigar como é feita a previsão dos gastos das verbas do PRODAE pelas referidas escolas; averiguar como é feita a prestação de contas nas escolas em relação à referida verba e, demonstrar os benefícios trazidos pela nova lei. Os dados coletados foram compreendidos, analisados e interpretados dentro de uma metodologia de abordagem qualitativa que se caracteriza pela qualificação dos dados coletados, durante a análise do problema e, compreendendo atividades de investigação que podem ser denominadas específicas. Os resultados da pesquisa apontam que a totalidade dos gestores afirmam que houve grandes avanços, pois com a nova Lei a escola pode comprar os produtos com maior rapidez, de melhor qualidade e conforme a necessidade e a realidade da escola. Desta forma,’ conclui-se que os gestores estão satisfeitos com a implantação da nova Lei e consideram que houve um grande avanço para administrar as escolas tanto na parte administrativa como pedagógica, suprindo as instituições educacionais do que realmente necessitam.
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- TCC Ciências Contábeis [673]
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