dc.contributor.advisor | Krum, Myrian Cunha | |
dc.creator | Lima, Gerusa Maria Xavier de | |
dc.date.accessioned | 2017-01-03T11:27:07Z | |
dc.date.available | 2017-01-03T11:27:07Z | |
dc.date.issued | 2005-04-29 | |
dc.date.submitted | 2005 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2465 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2005. | por |
dc.description.abstract | This essay aim to represent the realities about the educational
practices of the fifth grades classes at the State Basic Education Schools of the
Rural area of Caçapava do Sul – RS, pointing qualitatives aspects on the
directors, teachers and students view. So that it was search to analyse how the
educational practices at the fifth grades are shown in Caçapava do Sul, to
verify if they have the same situation; if this practices answer the real needs and
interests of the students; to identify the difficulties found by the urban teachers;
in develop a curriculum turned to the rural area and how the State Rural
Schools are developing their practices , in order to become a part of the society
of information and knoledge. The seven Schools researched, all of them located
in the rural area, offer classes from first to fifth grades, except one that offers
Complete Basic Education. It was stablished contact with different realities of
the Schools, with their educational practices, the difficulties and success,
provided by the challenges that become from the commitment of educate,
respecting the differences and searching for ways to develop a good education
that form citizens with autonomy. The school today is walking to a
interdisciplinary construction, since as it is searching for change its educational
practices, coming from that the idea of all instead of the fragmented teachig,
which arouses interest in the students , taking place a positive change of habits,
attitudes and behaviour. On the other hand, the study contributed for an
exchange of questions among teachers of the same grade but from different
schools, and it helps them promoting an exchange of experiences related to the
educational practices applied in the classroom. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Práticas educativas | por |
dc.subject | Comunidade rural | por |
dc.title | Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sul | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | Este estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das
práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino
Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores,
Professores e Alunos. Para isto, buscou–se analisar como se apresentam as
práticas educativas nas quintas séries (5ªs) das Escolas Estaduais Rurais de
Caçapava do Sul, através dos seguintes questionamentos; se estas práticas
atendem às reais necessidades e interesses dos alunos, identificar quais as
dificuldades encontradas pelos professores do meio urbano, em desenvolver
um currículo direcionado ao meio rural e, como as escolas estaduais rurais
estão desenvolvendo sua prática, a fim de integrarem–se a sociedade da
informação, do conhecimento. As sete escolas pesquisadas, todas localizadas
na zona rural, atendem de 1ª a 5 ª séries, exceto uma que atende Ensino
Fundamental Completo. Estabeleceu–se contato com diferentes realidades das
escolas, através de seus diretores, professores e alunos, buscando através de
suas práticas educativas seus referenciais que indicassem o contexto
trabalhado procurando caminhos para desenvolver uma educação de qualidade
que forme cidadãos com autonomia. A escola hoje está a caminho de um
construir interdisciplinar, visto que esteja procurando a mudança de suas
práticas pedagógicas, surgindo desta maneira a idéia do global ao invés do
ensino fragmentado, a qual desperta interesse dos educandos, acontecendo
uma mudança positiva de hábitos, atitudes e comportamentos. Por outro lado,
o estudo contribui para que houvesse um intercâmbio de questionamentos
entre professores de uma mesma série de diferentes escolas, onde o mesmo
promoveu uma troca de experiências em relação as práticas pedagógicas
desenvolvidas em sala de aula. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |