Práticas educativas nas quintas séries das escolas estaduais rurais de Cacapava do Sul

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Data
2005-04-29Autor
Lima, Gerusa Maria Xavier de
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Este estudo de cunho qualitativo visa apresentar a realidade das
práticas educativas das quinta séries de Escolas Estaduais de Ensino
Fundamental da Zona Rural de Caçapava do Sul – RS, na visão de Diretores,
Professores e Alunos. Para isto, buscou–se analisar como se apresentam as
práticas educativas nas quintas séries (5ªs) das Escolas Estaduais Rurais de
Caçapava do Sul, através dos seguintes questionamentos; se estas práticas
atendem às reais necessidades e interesses dos alunos, identificar quais as
dificuldades encontradas pelos professores do meio urbano, em desenvolver
um currículo direcionado ao meio rural e, como as escolas estaduais rurais
estão desenvolvendo sua prática, a fim de integrarem–se a sociedade da
informação, do conhecimento. As sete escolas pesquisadas, todas localizadas
na zona rural, atendem de 1ª a 5 ª séries, exceto uma que atende Ensino
Fundamental Completo. Estabeleceu–se contato com diferentes realidades das
escolas, através de seus diretores, professores e alunos, buscando através de
suas práticas educativas seus referenciais que indicassem o contexto
trabalhado procurando caminhos para desenvolver uma educação de qualidade
que forme cidadãos com autonomia. A escola hoje está a caminho de um
construir interdisciplinar, visto que esteja procurando a mudança de suas
práticas pedagógicas, surgindo desta maneira a idéia do global ao invés do
ensino fragmentado, a qual desperta interesse dos educandos, acontecendo
uma mudança positiva de hábitos, atitudes e comportamentos. Por outro lado,
o estudo contribui para que houvesse um intercâmbio de questionamentos
entre professores de uma mesma série de diferentes escolas, onde o mesmo
promoveu uma troca de experiências em relação as práticas pedagógicas
desenvolvidas em sala de aula.
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- Gestão Educacional [295]