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dc.contributor.advisorLock, Fernando do Nascimento
dc.creatorNogueira, Ricardo da Rosa
dc.date.accessioned2022-06-14T13:40:31Z
dc.date.available2022-06-14T13:40:31Z
dc.date.issued2014-12-02
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24736
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Ciências Contábeis, RS, 2014por
dc.description.abstractThe use of public resources in education is of fundamental importance to the development of the country. In most cities in the state, the scarcity of own resources and poor infrastructure make the integration between planning and execution of public spending are crucial in meeting the government plans. This case study addressed the process of integration between the PPA and the LOA for called government education function, in Dilermando de Aguiar - RS, on the period 2010-2013. To understand the case, the description of the planning and budgeting processes was required as: development, integration, implementation and evaluation. Furthermore, it was necessary to identify the informational and decision-making processes used. So to meet the goals, there were interviews and survey information contained in the documents and software used by the city. The results showed that although integrated into the pluriannual plan, annual budgets were incremental, used as control mechanisms. The incrementalism associated with lack of evaluation of government programs, contributed to the public planning was done only to fulfill the law. The analysis also revealed that despite the informational processes are defined, require organization and regulation. As for the decision-making process, it was found that the same is conditioned to three factors: demand, technical feasibility and pressure from external stakeholders.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPlanejamento governamentalpor
dc.subjectIncrementalismopor
dc.subjectIntegração orçamentáriapor
dc.subjectProcesso informacional e decisóriopor
dc.subjectProgramas de governopor
dc.subjectGovernment planningeng
dc.subjectIncrementalismeng
dc.subjectIntegration budgeteng
dc.subjectInformational process and decision makingeng
dc.subjectGovernment programseng
dc.titleA integração entre os orçamentos municipais e os Planos Plurianuais: o caso de Dilermando de Aguiar - RSpor
dc.title.alternativeIntegration between municipal budgets and Multi-Annual Plans: the case of the Dilermando de Aguiar - RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationCiências Contábeispor
dc.description.resumoA aplicação de recursos públicos na educação é de fundamental importância ao desenvolvimento do país. Na maioria dos municípios gaúchos, a escassez de recursos próprios e a precária infraestrutura fazem com que a integração entre o planejamento e a execução das despesas públicas sejam determinantes no cumprimento dos planos de governo. O presente estudo de caso abordou o processo de integração entre o PPA e a LOA em relação a função de governo denominada educação, em Dilermando de Aguiar – RS, no período 2010-2013. Para entender o caso, foi necessária a descrição dos processos de planejamento e orçamentação como: elaboração, integração, execução e avaliação. Além disso, foi necessário identificar os processos informacionais e decisórios utilizados. Assim, para atender os objetivos, foram realizadas entrevistas e levantamento de informações constantes nos documentos e nos softwares utilizados pela prefeitura. Os resultados demonstraram que apesar de integrados ao plano plurianual, os orçamentos anuais foram incrementais, utilizados como mecanismos de controle. O incrementalismo associado a falta de avaliação dos programas de governo, contribuiu para que o planejamento público fosse realizado apenas para cumprir a lei. A análise também revelou que apesar dos processos informacionais estarem definidos, necessitam de organização e regulamentação. Quanto ao processo decisório, identificou-se que o mesmo é condicionado a três fatores: demanda, viabilidade técnica e pressão dos stakeholders externos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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