O papel da personalização no campo da publicidade e propaganda: vantagem competitiva em tempos de novo consumidor de conteúdo
Resumo
Este trabalho acadêmico aborda a personalização no campo publicitário, procurando compreender os diferentes graus que levam à hiperpersonalização. A partir disso, buscou-se entender desde a história da publicidade e propaganda e a sua relação com as gerações tecnológicas até a massividade e a invidividualidade na área. Seguindo esta linha de pensamento, foi estudada também a conexão da tecnologia com os diferentes tipos de personalização para, enfim, ser possível compreender a hiperpersonalização. Para o desenvolvimento, foi adotada a metodologia de Gerhardt e Silveira (2009) sobre pesquisa qualitativa descritiva e aplicada unida à metodologia de Yin (2015) sobre estudos de casos múltiplos. Ademais, esta adaptação metodológica também se fez presente no desenvolvimento do referencial teórico e das análises dos quatro casos escolhidos: “Lacta 5Star”, “a alta-costura na moda”, “Netflix: de House of Cards a Bandersnatch” e “Naked Wines”. Por fim, conclui-se o trabalho em questão retomando aquilo que foi abordado conforme seu andamento e obtendo, como resultado, a conclusão de que a personalização pode ser uma forma de vantagem competitiva em uma realidade cada vez mais digital e com um novo comportamento do
consumidor.
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