Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAugustin, Iara
dc.contributor.advisorLima, João Carlos Damasceno
dc.creatorAlbiero, Fernando Weber
dc.date.accessioned2022-06-15T13:03:20Z
dc.date.available2022-06-15T13:03:20Z
dc.date.issued2014-12-01
dc.date.submitted2014
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24862
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Ciência da Computação, RS, 2014.por
dc.description.abstractThe increasing use of mobile devices and the widespread use of wireless technologies such as Bluetooth, are increasing demand and stimulating increasingly developing applications. The use of these applications seeks to make life easier for users by automating simple tasks of daily life. Some mundane tasks, such as performing control of academic presence in educational institutions, a process is still done manually and slowly, which impacts directly on class time and all over institutional planning. Thus, it became necessary to offer new alternatives to these institutions for the attendance record. This process could be done automatically and transparently, both for students and for teachers. This project proposes an alternative way to control academic frequency using a mobile application where the frequency would be automatically calculated. The presence of the student and the teacher in a particular room would be detected through mobile devices using Bluetooth technology. To validate the application efficiency were made tests in a controlled environment and in the classroom. Through the tests was possible to validate the application efficiency and achieve the objectives proposed in this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectComputação móvelpor
dc.subjectBluetoothpor
dc.subjectFrequência acadêmicapor
dc.subjectMobile computingeng
dc.subjectBluetootheng
dc.subjectAcademic attendanceeng
dc.titleUm aplicativo móvel para registro automático da presença acadêmica via bluetoothpor
dc.title.alternativeA mobile application for automatic academic record attendance by bluetootheng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.description.resumoO uso crescente de dispositivos móveis e a ampla difusão do uso de tecnologias sem fio, como o Bluetooth, vêm aumentando a demanda e estimulando cada vez mais o desenvolvimento de aplicativos. O uso desses aplicativos visa facilitar a vida dos usuários através da automação de tarefas simples do dia a dia. Algumas tarefas corriqueiras, como realizar o controle de presença acadêmica nas instituições de ensino, ainda é um processo realizado de forma manual e lenta, o que impacta diretamente no tempo de aula e em todo planejamento institucional. Diante disso, surgiu a necessidade de oferecer a essas instituições novas alternativas para o registro de frequência. Esse processo poderia ser feito de forma automática e transparente, tanto para os alunos quanto para os professores. Este projeto propõe uma forma alternativa para o controle de frequência acadêmica utilizando um aplicativo móvel no qual a frequência seria automaticamente apurada. A presença do aluno e do professor em uma determinada sala seria detectada através de dispositivos móveis que utilizem a tecnologia Bluetooth. Para validar a eficiência do aplicativo foram realizados testes em ambiente controlado e em sala de aula. Através dos testes foi possível validar a eficiência do aplicativo e alcançar os objetivos propostos neste trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto