Avatares inteligentes como apoio ao processo de ensino e aprendizagem de conceitos de testes de software
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Data
2014-12-03Autor
Rosa, Luis Henrique Carvalho
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A atividade de teste é um elemento crítico, considerando que os custos associados às falhas de software usualmente são elevados. O presente estudo tem por objetivo inserir avatares inteligentes em um ambiente virtual 3D para aprendizagem na área de Teste de Software, com a premissa de realizar uma interação com os estudantes no mundo, discutindo assuntos pertinentes a um estudante de cursos da área de computação. A metodologia seguida neste trabalho pode ser dividida em dois momentos: uma sequência de atividades para desenvolvimento da peça teatral e dos agentes envolvidos; e o desenvolvimento dos agentes inteligentes conversacionais (chatterbots) que irão interagir com os estudantes. O ambiente desenvolvido será apresentado para um grupo de estudantes, onde será realizada uma avaliação de usabilidade, para analisar a efetividade dos NPC’s, dos chatterbots e da peça teatral. A proposta é realizar a avaliação inicial com um grupo de voluntários da pós-graduação do Mestrado Profissional em Tecnologias Educacionais em Rede de forma a verificar a usabilidade do mundo de testes, peça teatral e agente conversacional. Espera-se, com esta avaliação inicial, possam-se analisar potencialidades e fragilidades da proposta desenvolvida para, futuramente, avaliar novamente o mundo criado com alunos de disciplinas específicas da área de teste de software, visando, além da avaliação de usabilidade do ambiente, avaliar o potencial pedagógico da abordagem proposta.
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