Efeitos da atuação de acadêmicas de educação especial como monitoras no processo de inclusão escolar
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Data
2022-03-14Autor
Trindade, Vanessa Medianeira Canzian
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O presente estudo tem como objetivo geral analisar a atuação de acadêmicos(as) de Educação Especial na função de monitor em escolas comuns de Santa Maria/RS. Sendo uma pesquisa de cunho qualitativo, os processos metodológicos se deram a partir de Estado da Arte de produções publicadas na área e uma busca nas políticas públicas sobre o que consta a respeito do papel do monitor escolar. Somado a isto, realizou-se entrevistas narrativas via Google Meet com quatro acadêmicas do curso de Educação Especial nas modalidades diurno e noturno que atuam ou atuaram como monitoras durante a graduação. As entrevistas partiram de três pontos iniciais: o papel que as acadêmicas desempenhavam como monitoras nas escolas, sua relação com a professora regente em sala de aula regular e sua relação com a professora de Educação Especial. A partir da busca bibliográfica e das análises das entrevistas foi possível visualizar que, ainda há uma divergência entre o que consta nas políticas públicas sobre o papel desempenhado pelo profissional de apoio/monitor escolar e suas funções no contexto escolar. Somado a isto, é importante haver uma comunicação entre os sujeitos que atuam nas escolas para que assim haja maior favorecimento dos processos inclusivos.
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- Gestão Educacional [292]
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