dc.contributor.advisor | Mello, Carolina Iuva de | |
dc.creator | Lopes, Taize de Andrade Machado | |
dc.date.accessioned | 2017-01-11T14:35:26Z | |
dc.date.available | 2017-01-11T14:35:26Z | |
dc.date.issued | 2010-10-04 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2491 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | Several learning theories emphasize the importance of social interactions as a way to
promote human development. In this way, technological tools, when properly used, have the power
to construct science by allowing the reflection and critique on the assumed hypothesis. Thus, the
information technologies applied to teaching and learning processes should be used to support the
methodology adopted by the teacher once, the real educational function is to create learning
conditions and, in this case, using computers as a facilitating tool. This work aimed to verify if
students from the Course of Economy have been using Information and Communication
Technologies, which are available to them in and outside the university environment, as a tool in
the teaching and learning process. To reach these results, we carried out a case study by applying
a questionnaire to the students from the course object of the research, considering the specificities
of its working area. The results demonstrated that the students from the Course of Economy, from
the considered Institution, use most of the ICTs that are available to them, in the university
environment and outside it. The researched students considered it important that the teaching and
learning process to be complemented by the use of ICTs but however, we observed some
inconsistencies, and for example, most of the students consider as a significant factor that teachers have blogs with academic purpose but, some admit that they do not read the material posted by their Masters. We come then to the conclusion that for all students definitely use the available technological tools, it is necessary to “create” the culture, especially by teachers, because the students understand and consider the ICTs importance but not necessarily make use of them. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia da informação | por |
dc.subject | Curso de economia | por |
dc.subject | Construção do conhecimento | por |
dc.title | Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação | por |
dc.title.alternative | Information technology in students’ routine: a case study with students from an undergraduate course | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Restinga Seca, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Diversas teorias de aprendizagem ressaltam a importância da interação social como
forma de promover o desenvolvimento humano. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas,
quando bem utilizadas, têm o poder de construir ciência, ao permitir a reflexão e a crítica das
hipóteses construídas. Assim, as tecnologias da informação aplicadas ao ensino-aprendizagem
devem ser utilizadas como suporte à metodologia adotada pelo professor, dado que a verdadeira
função educacional é criar condições de aprendizagem, tendo, neste caso, o computador como
facilitador. O objetivo deste trabalho é verificar se os alunos do Curso de Economia, da Instituição
analisada têm feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação às quais possuem acesso,
dentro e fora do ambiente universitário, como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem.
Para alcançar os resultados, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso, sendo
aplicado um questionário aos alunos do Curso analisado, tendo em vista as especificidades de
sua área. Os resultados apontaram que os alunos do Curso de Economia, da Instituição estudada,
fazem uso da grande maioria das TICs à sua disposição, tanto no ambiente universitário quanto
fora dele. Os acadêmicos pesquisados consideram importante que o processo ensinoaprendizagem
seja complementado pelas TICs, entretanto, observaram-se algumas incoerências,
como, por exemplo, grande parte considera fator significativo que os professores mantenham
blogs, com fins acadêmicos, mas alguns admitem que não lêem os materiais postados pelos
Mestres. Chega-se à conclusão de que, para que todos os alunos utilizem definitivamente as
ferramentas tecnológicas à sua disposição, é necessária a “criação” de cultura, essencialmente
por parte dos professores, pois, conforme os resultados obtidos, os alunos entendem e
consideram importante as TICs, mas não necessariamente fazem uso das mesmas. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |