Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação
Fecha
2010-10-04Autor
Lopes, Taize de Andrade Machado
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Diversas teorias de aprendizagem ressaltam a importância da interação social como
forma de promover o desenvolvimento humano. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas,
quando bem utilizadas, têm o poder de construir ciência, ao permitir a reflexão e a crítica das
hipóteses construídas. Assim, as tecnologias da informação aplicadas ao ensino-aprendizagem
devem ser utilizadas como suporte à metodologia adotada pelo professor, dado que a verdadeira
função educacional é criar condições de aprendizagem, tendo, neste caso, o computador como
facilitador. O objetivo deste trabalho é verificar se os alunos do Curso de Economia, da Instituição
analisada têm feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação às quais possuem acesso,
dentro e fora do ambiente universitário, como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem.
Para alcançar os resultados, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso, sendo
aplicado um questionário aos alunos do Curso analisado, tendo em vista as especificidades de
sua área. Os resultados apontaram que os alunos do Curso de Economia, da Instituição estudada,
fazem uso da grande maioria das TICs à sua disposição, tanto no ambiente universitário quanto
fora dele. Os acadêmicos pesquisados consideram importante que o processo ensinoaprendizagem
seja complementado pelas TICs, entretanto, observaram-se algumas incoerências,
como, por exemplo, grande parte considera fator significativo que os professores mantenham
blogs, com fins acadêmicos, mas alguns admitem que não lêem os materiais postados pelos
Mestres. Chega-se à conclusão de que, para que todos os alunos utilizem definitivamente as
ferramentas tecnológicas à sua disposição, é necessária a “criação” de cultura, essencialmente
por parte dos professores, pois, conforme os resultados obtidos, os alunos entendem e
consideram importante as TICs, mas não necessariamente fazem uso das mesmas.