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dc.creatorDonin, Christian
dc.date.accessioned2022-06-24T17:49:54Z
dc.date.available2022-06-24T17:49:54Z
dc.date.issued2020-04-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25075
dc.description.abstractThere is a growing demand for bridges with prestressed precast segments, thus, the need for further study and development of this system is evident. Currently, these bridges use connections between segments by joints with shear keys, which present fairly divergent design models. The aim of this work is to develop calculation models to be used in calculating the shear force of seals with shear keys, with and without epoxy adhesive, as well as for flat joints with epoxy adhesive, which can be used in bridges composed of prestressed precast segments. Therefore, the methodology employed is initially to study the problems in joints, with emphasis on joint systems that use shear keys. Next, we define joint models with shear keys in order to test them by theoretical, computational numerical analysis, using the finite element method and an experimental program. Totally, 27 joint specimens were tested in the experimental phase. It was verified that the use of epoxy adhesive in joints with shear keys provided increases in shear force up to 55.47%. Compering the proposed model for joints with shear keys and epoxy adhesive with the experimental results, we always obtained low differences, not exceeding 8%. Considering the proposed model for joints with dry shear keys, we verified that there was a maximum difference of less than 8%, with an average of less than 5%. Finally, regarding the flat joints and epoxy adhesive model, it presented a behavior very close to the experimental one, resulting in variations of less than 5%. These results and conclusions attest to the efficiency and consistency of the proposed models when compared to the theoretical models tested.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPontespor
dc.subjectAduelaspor
dc.subjectChaves de cisalhamentopor
dc.subjectBridgeseng
dc.subjectSegmentaleng
dc.subjectShear keyseng
dc.titleAnálise teórica e experimental da transmissão de forças na junção de aduelas pré-moldadas de pontes protendidaspor
dc.title.alternativeTheoretical and experimental analysis of the transmission of forces in joints of segments of prestressed precast bridgeseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoDada a crescente demanda de obras de pontes com aduelas pré-moldadas protendidas torna-se evidente a necessidade do estudo e desenvolvimento deste sistema. Essas pontes utilizam ligações entre aduelas por meio de juntas com chaves de cisalhamento as quais apresentam modelos de dimensionamento bastante divergentes e pouco consistentes. Com isso, buscou-se neste trabalho desenvolver modelos a serem empregados no cálculo da força cortante resistente de juntas com chaves de cisalhamento, com e sem adesivo epóxi, assim como, no cálculo de juntas planas com adesivo epóxi. A metodologia empregada consistiu em, inicialmente, estudar os problemas existentes nas juntas, com ênfase nos sistemas de juntas que empregam chaves de cisalhamento. Em seguida, definir modelos de juntas com chaves de cisalhamento de modo a testá-los por meio de análises teóricas, numéricas computacionais empregando o método dos elementos finitos e de um programa experimental. Ao todo, na fase experimental, foram ensaiados 27 corpos de prova de juntas. Foi possível verificar que o uso do adesivo epóxi em juntas com chaves de cisalhamento propiciou acréscimos de resistência da força cortante de até 55,47%. Quanto ao modelo proposto para juntas com chaves de cisalhamento e adesivo epóxi, ao compará-lo com os resultados experimentais, obteve-se diferenças sempre baixas, não excedendo 8%. Quanto ao modelo proposto para juntas com chaves de cisalhamento secas, verificou-se uma diferença máxima inferior a 8%, sendo a média inferior a 5%. Por fim, quanto ao modelo de juntas planas e adesivo epóxi, esse apresentou comportamento bastante próximo do experimental, resultando em variações inferiores a 5%. Esses resultados e conclusões atestam a eficiência e a consistência dos modelos propostos quando comparados aos modelos teóricos testados.por
dc.contributor.advisor1Rizzatti, Eduardo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2907271596071103por
dc.contributor.referee1Sánchez Filho, Emil de Souza
dc.contributor.referee2Borowski, Gustavo da Costa
dc.contributor.referee3Gomes, Herbert Martins
dc.contributor.referee4Silva Filho, Júlio Jerônimo Holtz
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0947400140317129por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEngenharia Civilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


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