A importância da aprendizagem de noções de finanças no ensino médio das escolas de Santa Maria - RS
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Data
2006-09-08Autor
Melo, Franciele Pivetta de
Trevisan, Ronie
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho se propõe a verificar a importância da inserção de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas públicas e privadas de Santa Maria-RS. Para tanto realizou-se a revisão bibliográfica abordando assuntos como: educação, aprendizagem, ensino médio, economia, contabilidade e finanças, que formou a base conceitual para uma melhor compreensão da pesquisa proposta. Visto que, através da mesma foi possível constatar amparo legal na legislação brasileira vigente para a inserção de uma disciplina no currículo do ensino médio. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira do tipo quantitativa e a segunda do tipo qualitativa. Na parte quantitativa aplicaram-se questionários a professores e alunos do ensino médio com o propósito de identificar o interesse dos mesmos por uma disciplina de finanças, como também o grau de importância atribuído à aprendizagem de uma série de conteúdos relacionados a finanças, dispostos no referido questionário. Na parte qualitativa foram realizadas entrevistas com 10 especialistas, nas áreas de educação e finanças, com a finalidade de averiguar suas opiniões e considerações a respeito da importância do aprendizado de noções de finanças no ensino médio, e da viabilidade de se inserir uma disciplina de finanças no currículo do ensino médio das escolas de Santa Maria. Analisando-se os resultados obtidos foi possível responder ao problema de pesquisa e verificar o atendimento dos objetivos inicialmente propostos. Assim confirmando que a inclusão de noções de finanças no currículo do ensino médio das escolas públicas e privadas de Santa Maria é de fundamental importância.
Coleções
- TCC Ciências Contábeis [639]
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