Possibilidade de avaliação em Educação Física Escolar
Resumo
Este trabalho objetiva refletir a respeito da avaliação na Educação Física Escolar a partir da elaboração e discussão de critérios e instrumentos avaliativos para um objeto de conhecimento (conteúdo). Para isso, na fundamentação teórica, há um panorama geral sobre a Base Nacional Comum Curricular (2018), bem como a Educação Física nesse documento. Em seguida, discute-se sobre a temática da avaliação. Na metodologia, conceitua-se e apresenta-se uma proposta de sequência didática (ZABALA, 1998; OLIVEIRA, 2013), construída levando em consideração a avaliação formativa (ZABALA, 1998; PERRENOUD, 1999; SACRISTÁN, 2011). Os principais resultados apontam para a efetiva possibilidade de realizar esse tipo de avaliação na disciplina, a partir de diferentes instrumentos que englobem as três dimensões que devem ser avaliadas na Educação Física Escolar, em função do seu vínculo com o movimento humano e a relação com a cultura corporal do movimento: cognitiva, motora e atitudinal (DARIDO E SOUZA JR, 2007).
Coleções
- Educação Física Escolar [200]
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