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dc.creatorFaccin, Mayara
dc.date.accessioned2022-07-07T17:55:39Z
dc.date.available2022-07-07T17:55:39Z
dc.date.issued2021-01-25
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25288
dc.description.abstractThis dissertation links reflections about the history of death, of dying during the Middle Age, the necessity of approach the subject in the scholar environment, and the current Covid-19 pandemic. It starts with the assumption that, even with death being a general phenomenon, the perception and the experience of dying are not. Hence, it is possible to find different perspectives are not adequately explored during Basic Education, with death often appearing as a quantification of fatalities in a certain event. Thus, it is discussed not only the necessity of a deeper debate about the history of death, but also the importance that the school does not remove itself from this discussion, to bridge the scientific knowledge to the students’ daily life. To do it, a teaching method that may help the teacher in the approach of this and other controversial subjects is a pedagogic workshop. The main issue is the scant research dedicated to theorizing these workshops as a didactic resource to teachers. Based on these questions, a Canvas model was created to develop a methodology of pedagogic workshop design. Canvas is a broadly used administrative tool applied in the conception of business plans and games in general that can be adapted to many other purposes. Therefore, with the conception of the Pedagogic Workshop Canvas Model, this idea is illustrated with an example of a workshop, in which the teacher can approach death during the Black Death in the 14th century and the Covid-19 pandemic, to discuss similarities and differences. The Pedagogic Workshop Canvas Model is a versatile methodology that contributes to the teacher’s creativity, favors the planning and troubleshooting even before the workshop execution, and allows improvements, after which the same workshop may be adapted and enhanced for other opportunities.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCanvaspor
dc.subjectEducação básicapor
dc.subjectPeste Negrapor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectBasic educationeng
dc.subjectBlack Deatheng
dc.titleHistória da morte no século XIV: uma proposta para os ensinos de história e de idade média por meio de oficinas pedagógicaspor
dc.title.alternativeHistory of death in the 14th century: a proposal for history and middle age teaching through pedagogic workshopseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho entrelaça reflexões acerca da história da morte, do morrer na Idade Média, da necessidade de abordar sobre o assunto no ambiente escolar e da atual pandemia de Covid-19. Parte-se do pressuposto que, apesar da morte ser um fenômeno universal, as percepções e vivências acerca do morrer não o são. Por essa razão, é possível encontrar diferentes compreensões sobre o fenômeno ao longo do tempo e do espaço. Todavia, estas não são exploradas de forma adequada na Educação Básica, limitando-se, na maioria das vezes, a quantificar o número de mortos de um determinado acontecimento. Assim, discute-se não somente sobre a necessidade de se aprofundar o debate acerca da história da morte, mas também a importância de que a escola não se exima desta discussão, de forma a aproximar o conhecimento científico das situações cotidianas dos alunos. Para tanto, uma prática de ensino que pode auxiliar o professor na abordagem deste e de outros temas polêmicos é a oficina pedagógica. Ocorre que existem poucos estudos dedicados a teorizar as oficinas como recurso didático para o docente. A partir destas questões, pensou-se em criar um modelo de Canvas para desenvolver uma metodologia de criação de oficinas pedagógicas. O Canvas se constitui em uma ferramenta administrativa bastante utilizada na concepção de planos de negócios e de jogos em geral, a qual pode ser adaptada para outras finalidades. Assim, após a concepção do modelo denominado Canvas para Oficinas Pedagógicas, elaborou-se um exemplo de oficina a partir deste protótipo, no qual o professor trabalhará sobre a morte durante a Peste Negra do século XIV e na pandemia de Covid-19, de forma a estabelecer semelhanças e diferenças. Entende-se que o Canvas para Oficinas Pedagógicas é uma metodologia versátil, pois contribui para a criatividade do professor, favorece o planejamento e a busca de soluções para problemas antes mesmo da execução da oficina e possibilita a reflexão posterior, com a finalidade de adaptar a mesma em outras oportunidades.por
dc.contributor.advisor1Mendonça Júnior, Francisco de Paula Souza de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6177272366272480por
dc.contributor.referee1Remedi, José Martinho Rodrigues
dc.contributor.referee2Pereira, Nilton Mullet
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6321213379116858por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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