Desenvolvimento de uma ferramenta de comunicação em rede P2P para jogos multiplayer em Flash
Resumo
Torna-se cada vez mais comum a funcionalidade de multiplayer em jogos. Isso aumenta a complexidade do projeto de criação de jogos. A produtora de jogos Decadium Studios, que produz jogos com essa funcionalidade, investe para resolver problemas de comunicação entre jogos. Com a parceria da Decadium, esse projeto desenvolveu uma ferramenta que organiza salas para partidas multiplayer e efetua a comunicação durante partida sem a necessidade de um servidor dedicado. Essa ferramenta de comunicação via rede foi criada para os jogos já desenvolvidos e futuros projetos da Decadium Studios. O trabalho foi desenvolvido na linguagem Action Script 3.0 e deve ser integrado a jogos desenvolvidos na ferramenta proprietária Adobe Flash. Visando a reutilização dos jogos já desenvolvidos da empresa, ela desenvolveu uma biblioteca nomeada Simskeleton com códigos comuns aos seus projetos desenvolvidos em Flash. Os atuais jogos da empresa que possuem modo de jogo multiplayer são todos dependentes de um servidor SmartFox. Visto que tal servidor não é de controle da empresa, mas sim de um dos diversos clientes que a empresa mantém, o projeto visa dar uma solução a isso. A ferramenta desenvolvida foi criada para ser integrada à Simskeleton e em outros projetos que não usam a biblioteca, para que, assim, esses possam se comunicar de forma Ponto-a-Ponto (P2P) sem a necessidade de um servidor para troca de informações nas diferentes instâncias dos mesmos jogos.
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