Drawtex SCV: uma ferramenta educativa para a composição de primitivas gráficas OpenGL com exportação de código C/C++
Resumo
Considerando-se a dificuldade do programador OpenGL aprendiz em
compreender o efeito das diversas variáveis e estados internos da API no resultado
final de uma renderização, bem como a dificuldade de compor objetos
tridimensionais em código a partir de chamadas de desenho do OpenGL; o objetivo
deste projeto é produzir uma ferramenta especificamente com o propósito de permitir
a composição de primitivas gráficas em um ambiente que proporcione o aprendizado
necessário sobre o OpenGL. Assim, para sanar estas dificuldades, objetiva-se a
inclusão de um módulo de exportação de código C/C++ a partir de uma interface de
edição e visualização parametrizável de vértices e primitivas em espaço 3D. A
implementação seguiu um padrão incremental, com um ciclo de prototipação, o que
permite a modularização e fácil expansão da ferramenta, e utilizou-se da API SCV
para a composição da interface gráfica; tendo em vista a sua validação em
aplicativos maiores que trabalhos acadêmicos. O software produzido foi chamado
DrawtexSCV e satisfaz os requisitos propostos, contando ainda com várias
possibildades de expansão já encaminhadas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: