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dc.creatorHönig, Rafael dos Santos
dc.date.accessioned2022-07-13T15:15:37Z
dc.date.available2022-07-13T15:15:37Z
dc.date.issued2020-12-14
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/25323
dc.description.abstractThe following study seeks to understand the communication contracts used by sprinter Usain Bolt throughout different moments of his career, which aimed to build his brand in a context of mediatization of society. On the rise in recent years, Me Brands are symbolic compositions manifested in the sensitive sphere from the subject's bodily dispositions, which are oriented according to logics of prominence, influence and/or monetization. In order to reflect on these brands, this work is divided into four chapters. The first argues that the brand could arise, initially, from potentialities offered by the symbolic nature of being; presents considerations on the attribution of representations to materialities; deals with the indicative singularity of the body, which expresses itself with antagonisms; and debate about timely insertions and the need for a communication contract. The second chapter presents some contributions of the mediatization process for the strengthening of brands in contemporary times. Studies by different authors are articulated to discuss the context of the transformation of society; a topic is dedicated to the impact of mediatization on the reality of brands; another includes a brief survey on concepts related to subject brands in academia and the marketing field, as well as a justification for choosing the term Me Brand. The third chapter explains the stages of identification and selection of the corpus based on the indicative paradigm proposed by Braga (2008), which is inspired by Ginzburg (1999) and Sebeok and Umiker-Sebeok (2004). For the analysis, Charaudeau's communication contract (2018) guides the view of the sprinter's attitudes in moments before, during and after competitions in international events. Finally, the last chapter presents a return to the path constructed in the dissertation and elaborates some inferences for future researches. It appears that Bolt, when proposing different communication contracts, not only defines the recipients, but also encourages the circulation of subjects and interests, further strengthening his brand. In addition, it encourages those involved in the communication process to act according to their contract, as it leaves latent some approaches, in terms of behavioral regularities and ways of saying, that others may have. As a brand, it is able to indirectly modify the production and consumption of media events in which it is present.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMarcapor
dc.subjectMe Brandpor
dc.subjectUsain Boltpor
dc.subjectMidiatizaçãopor
dc.subjectContrato de comunicaçãopor
dc.subjectBrandeng
dc.subjectMediatizationeng
dc.subjectCommunication Contracteng
dc.titleA marca Usain Bolt: contratos de comunicação de uma Me Brand em midiatizaçãopor
dc.title.alternativeThe Usain Bolt brand: communication contracts of a me brand in mediatizationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo a seguir busca compreender os contratos de comunicação utilizados pelo velocista Usain Bolt, ao longo dos diferentes momentos de sua carreira, que visavam à construção de sua marca em um contexto de midiatização da sociedade. Em ascensão nos últimos anos, Me Brands são composições simbólicas manifestadas na esfera sensível a partir das disposições corporais de um sujeito, que se orienta segundo lógicas de destaque, influência e/ou monetização. A fim de refletir sobre essas marcas, a pesquisa estrutura-se em quatro capítulos. O primeiro argumenta que a marca poderia decorrer, inicialmente, de potencialidades ofertadas pela natureza simbólica do ser; apresenta reflexões sobre a atribuição de representações a materialidades; trata sobre a singularidade indiciária do corpo, que se expressa com antagonismos; e debate sobre as inserções oportunas e a necessidade de um contrato de comunicação. Em seguida, o segundo capítulo apresenta algumas contribuições do processo de midiatização para os fortalecimentos de marcas na contemporaneidade. São articulados estudos de diferentes autores para se discutir sobre o contexto de transformação da sociedade; um tópico é dedicado à incidência da midiatização na realidade das marcas; outro engloba um breve levantamento sobre conceitos atinentes a marcas de sujeitos no âmbito acadêmico e mercadológico, além de uma justificativa para a escolha do termo Me Brand. O terceiro capítulo explica as etapas de identificação e seleção do corpus a partir do paradigma indiciário proposto por Braga (2008), que se inspira em Ginzburg (1999) e Sebeok e Umiker-Sebeok (2004). Para as análises, o contrato de comunicação de Charaudeau (2018) orienta o olhar sobre atitudes do velocista em momentos antes, durante e após as competições em eventos internacionais. Por fim, o último capítulo apresenta uma retomada do caminho construído na dissertação e elabora algumas inferências para pesquisas futuras. Constata-se que Bolt, ao propor distintos contratos de comunicação, não apenas define os destinatários, mas também incentiva a circulação de assuntos e interesses, fortalecendo ainda mais sua marca. Além disso, estimula os envolvidos no processo comunicacional a agirem de acordo com seu contrato, pois deixa latentes algumas abordagens, em termos de regularidades comportamentais e modos de dizer, que outros poderão vir a ter. Na condição de marca, torna-se capaz de modificar indiretamente a produção e o consumo dos eventos midiáticos em que está presente.por
dc.contributor.advisor1Borelli, Viviane
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0710124685911526por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Maria Clotilde Perez
dc.contributor.referee2Maggioni, Fabiano
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8665146919828476por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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