Formação inicial do professor que ensina matemática nos anos iniciais no curso de pedagogia EAD
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-25Primeiro coorientador
Lopes, Anemari Roesler Luersen Vieira
Primeiro membro da banca
Cecchin, Andréa Forgiarini
Segundo membro da banca
Fraga, Laura Pippi
Terceiro membro da banca
Tibulo, Vaneza De Carli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM e tem como tema a formação do professor que ensina Matemática. Nesse sentido, a questão que norteia o trabalho é: de que forma acontece o processo de formação dos professores nos anos iniciais do curso de Licenciatura em Pedagogia a distância no que se refere à matemática? O objetivo geral da pesquisa é investigar aspectos relacionados ao processo formativo, no curso de Pedagogia EaD da UFSM, do futuro professor de anos iniciais que ensinará Matemática. Para isso, o referencial teórico está dividido em dois capítulos, em que, inicialmente, é abordada a história da EaD, a legislação que garante essa modalidade de ensino, a estrutura do curso de Pedagogia EaD da UFSM, bem como a ementa das disciplinas de Educação Matemática I e II. O outro capítulo que traz embasamento teórico se refere à formação inicial de professores que ensinarão Matemática nos anos iniciais. Para isso, utilizaram-se diferentes autores e suas percepções em relação ao tema. Para atingir o objetivo, apresenta-se o cenário da pesquisa, definindo-se os sujeitos, que são acadêmicos do polo de Cerro Largo e que já cursaram as disciplinas de Educação Matemática I e II, além das tutoras desses componentes curriculares. Como ações metodológicas, foi desenvolvido, com os acadêmicos, um questionário a via Google Forms, e outro com as tutoras das disciplinas de Educação Matemática. Como principais resultados, identificou-se a pouca aproximação das acadêmicas com a Matemática, sobretudo quando eram alunas da Educação Básica. No entanto, após cursarem as disciplinas já mencionadas, as futuras pedagogas sentem-se preparadas para ensinar Matemática.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: