Recriando a educação infantil em tempos de pandemia Covid 19
Visualizar/ Abrir
Data
2022-05-27Primeiro membro da banca
Barcelos, Valdo Hermes de Lima
Segundo membro da banca
Andrade, Carmen Maria
Terceiro membro da banca
Meurer, Ane Carine
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Os objetivos desta pesquisa são refletir sobre as brincadeiras e as culturas infantis na turma em que atuo como docente, de modo a qualificar minha proposta de trabalho na Educação Infantil. Também busco compreender o brincar, as brincadeiras, as formas de brincar em nossa sala de aula, como uma ação livre, espontânea e cultural, possibilitando que as crianças interajam, participem, façam escolhas, tomem decisões e desenvolvam sua iniciativa e autonomia. Todo este processo de aprendizagem precisou ter os métodos modificados, em virtude do fechamento das escolas, devido à pandemia por Coronavírus. Como problema de pesquisa, nos inquietamos em buscar respostas para as seguintes questões: É possível, através do diálogo acerca dos tempos, espaços e estudos empreendidos na busca de possíveis caminhos que nos ofereçam respostas, mesmo que provisórias e temporais, para alcançarmos os objetivos propostos nesta pesquisa, ou seja, refletir sobre as brincadeiras e culturas e infantis nas turmas que atuo como docente, na modalidade remota? É possível, através do diálogo acerca dos tempos, espaços e estudos empreendidos na busca de possíveis caminhos que nos ofereçam respostas, mesmo que provisórias e temporais, para alcançarmos os objetivos propostos nesta pesquisa? Por fim, essa pesquisa autobiográfica tencionou refletir Walloniamente sobre a mediação lúdica, criativa, afetiva do professor – aluno, olhando sensivelmente a criança por inteiro. Percebemos a importância da construção de conhecimento e de cultura, através das mediações socioculturais infantis, que requerem da escola e dos docentes mudança e reorganização pedagógica inovadora, e que mais do que nunca foram testados agora, durante a docência na pandemia.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: