Estágios não obrigatórios na educação infantil: processos formativos de acadêmicas dos cursos de Pedagogia/UFSM
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-22Primeiro membro da banca
Tomazzetti, Cleonice
Segundo membro da banca
Bolzan, Doris Pires Vargas
Terceiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Este estudo está vinculado ao Mestrado Profissional da Universidade Federal de Santa Maria
(UFSM) na linha de pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos e tem como objetivo
principal entender como os estágios não obrigatórios nas turmas de Educação Infantil da Rede
Municipal de Ensino repercutem na formação acadêmica das estudantes dos cursos de
Pedagogia da UFSM. Buscou-se também conhecer a percepção das estagiárias acerca das
experiências vivenciadas durante o período de estágio não obrigatório e a relação com a sua
formação acadêmica; assim como identificar as percepções das professoras em relação ao seu
papel pedagógico no processo formativo das acadêmicas e por fim discutir a importância da
relação Universidade – Escola para compor elementos formativos comuns na trajetória das
acadêmicas dos cursos de Pedagogia. Contamos com autores que abordam as temáticas
abordadas na pesquisa, costurando com a trajetória pessoal de formação e atuação na escola.
No que se refere a formação inicial de professores buscou-se conceitos como teoria e prática nos
estágios, (Pimenta, 2017), Pedagogia das Relações (Formosinho , 2019, 2020), intervalo e tempo
entre a Universidade e a Escola (Saballa, 2019,2020). Também contou-se com as inspirações
nos conceitos de inacabamento (Freire, 2013), na forma poética de Ostetto, (2012), contar sobre
as experiências formativas de estudantes de Pedagogia, os diferentes saberes que formam os
saberes de professores/as a partir de Tardif (2014). Para compor o percurso desta pesquisa
buscou-se referências em Minayo (1993), Gatti (2005), Silveira e Córdova (2009), Neto (1994),
Guido e Costa (2016), Lima 2020). Como parte dos procedimentos metodológicos convidou-se
para partilhar seus conhecimentos e vivências três estudantes dos cursos de Pedagogia da
UFSM em estágio não obrigatório em turmas da Educação Infantil e quatro professoras das
turmas de Berçário a Pré-escola de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental da rede pública
de ensino. A pesquisa de campo iniciou com formulários que foram respondidos de forma online
pelos sujeitos da pesquisa e, num segundo momento, utilizou-se de Grupos de Diálogos,
inspirados no método Grupo Focal, com as acadêmicas estagiárias e as professoras regentes de
suas turmas. A partir dos dados coletados foi possível observar que os estágios não obrigatórios
podem contribuir para a formação inicial das acadêmicas. Porém, a percepção de que teoria e
prática existem em separado na formação acadêmica também foi evidenciada. A possibilidade
de realizar práticas colaborativas nos estágios não obrigatórios também foi demonstrada e figura
como uma das potências dessa experiência na formação acadêmica. Como produto desse
estudo, propõe-se elaborar um documento que contenha orientações para acompanhamento e
proposição de reflexões sobre os estágios não obrigatórios das/dos acadêmicas/os do Curso de
Pedagogia no contexto da escola, nas turmas de Educação Infantil.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: