Controle adaptativo de interseções: uma implementação apoiada por uma ferramenta de simulação para o cenário de transportes
Resumo
Este trabalho de graduação propõe a implementação e avaliação de diferentes políticas
para controlar a passagem de veículos por interseções entre vias em redes de transporte. A
avaliação foi realizada no sentido de comparar e investigar qual política é mais adequada no
ponto de vista de equitabilidade, dados diferentes estados de trânsito. Primeiro, é construída
uma rede viária com duas vias e uma interseção, e são definidos diferentes estados do trânsito
baseados na preferência entre vias na passagem pela interseção, na frequência do fluxo de cada
via, por fim, na velocidade máxima que veículos que transitam em cada via pode alcançar. Em
seguida, foram implementadas diferentes políticas para controlar a passagem dos veículos pela
interseção, com suporte de simulação computacional. No final, as políticas são aplicadas, a cada
um dos estados de trânsito definidos na simulação. Pode ser concluído, através da execução de
experimentos, que diferentes políticas são mais adequadas, do ponto de vista de equitabilidade,
para cada estado do trânsito. Também, foi observado que uma mesma política pode se mostrar
mais adequada na distribuição do fluxo de um estado, e menos adequada na distribuição de outro
fluxo, indicando, desta forma, que políticas híbridas ainda precisam ser propostas e analisadas.
A ferramenta usada para simulação foi o SUMO, simulador específico para redes de transporte.
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