Proposta de algoritmo de tomada de decisão para programação de robôs participantes da RoboCup
Resumo
Tendo como objetivo promover as pesquisas nas áreas de Inteligência artificial e robótica, a RoboCup promove anualmente competições de futebol de robôs. Estas competições demandam trabalho em diferentes áreas do conhecimento como: robótica, inteligência artificial, visão computacional, eletrônica, etc. No ano de 2015 a Taura Bots, equipe de futebol de robôs da Universidade Federal de Santa Maria, participou pela primeira vez da competição. Assim surgiram as necessidades de aprimoramento das capacidades motoras dos robôs e também da parte de comportamento para o controle dos mesmos. Nesse contexto foi criado o simulador TauraSim para auxiliar na parte de criação do comportamento para os robôs, eliminando a necessidade de se ter um robô disponível constantemente. Durante uma partida de futebol existem várias situações onde o agente tem mais de uma opção de ação, seja um passe, drible, chute etc. Nesse contexto faz-se necessário um algoritmo que seja capaz de realizar a melhor ação possível em determinada situação de jogo. Fazendo o uso do simulador TauraSim, foi possível criar um algoritmo de tomada de decisão para uma jogada específica, utilizando o classificador Naive Bayes para o cálculo das probabilidades, obtendo um resultado consideravelmente bom quando comparado a um algoritmo randômico, com uma porcentagem de 74% de acertos. Além de seu bom desempenho pode-se destacar também que: como o algoritmo Naive Bayes tem o seu conjunto de treinamento à parte de seu código principal, o algoritmo pode ser facilmente adaptado para outras jogadas, necessitando apenas a modificação de seu conjunto de treinamento.
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