Projeto preliminar de uma bancada didática para estudo de flexão em vigas engastadas e biapoiadas utilizando extensometria
Visualizar/ Abrir
Data
2022-07-08Autor
Flôres, Luiz Paulo Silveira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Durante o curso de graduação em Engenharia Mecânica os alunos realizam diversas disciplinas, tais como mecânica dos sólidos, resistência dos materiais e instrumentação industrial, as quais são ministradas em grande parte com a apresentação de conceitos teóricos de tensões, deformações, deslocamentos, sensores e instrumentação para medições de grandezas. Para um melhor entendimento do conteúdo, bem como proporcionar a experiência prática, o desenvolvimento de ferramentas que auxiliam no processo de aprendizagem e melhoria na qualidade e estímulo do aluno, é forma de complementação desses conhecimentos. A bancada didática é um dispositivo com diversas configurações de montagem, envolvendo diferentes cargas e perfis de viga, sendo capaz de fornecer dados práticos para o estudo de flexão em vigas engastadas e biapoiadas. O presente trabalho tem como objetivo a realização do projeto preliminar de uma bancada didática para estudo de flexão em vigas engastadas e biapoiadas utilizando medições de deformação. A metodologia utilizada foi de projetação. Como resultado obtido tem-se o projeto preliminar de uma bancada didática voltada aos acadêmicos dos cursos de Engenharia, auxiliando na visualização, compreensão e relação teórico-prática. Ainda, restou demonstrada a viabilidade de sua construção, baseada na acessibilidade aos materiais e custo apurado. Também se destacam as alternativas de concepções para sua confecção, bem como facilidade e praticidade de uso.
Coleções
- TCC Engenharia Mecânica [115]