Controle de custos em uma empresa de topografia
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Data
2007-03Autor
Lorenzi, Gláucia Serafini Gonçalves
Rosa, Luciana da
Metadata
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Em uma economia de alta competitividade, principalmente quando o fisco atinge níveis elevados, a permanência no mercado das empresas prestadoras de serviços constitui um continuado desafio para os administradores. Manter o controle de custos e investimentos passa, por conseguinte, a merecer maior atenção, uma vez que a liberdade de determinação dos preços escapa da decisão dos empresários, a não ser para aqueles que detêm a hegemonia dos mercados ou que não tenham os seus produtos ou serviços submetidos à vigilância dos órgãos oficiais. Em virtude disso, as empresas, em resposta às novas exigências ambientais, estão passando por processos de mudanças profundas. Buscar o mercado certo, utilizar corretamente os seus recursos (materiais, humanos e financeiros), adotar a tecnologia mais conveniente e praticar adequados processos administrativos são as premissas inteligentes para o êxito dos negócios em qualquer empreendimento. Enquanto realiza as suas operações, resguardando o equilíbrio entre esses fatores, todos eles indispensáveis à sua permanência no mercado, a empresa busca conseqüentemente constituir um acréscimo aos valores adicionados de tal maneira a se permitir o justo preço para seus produtos e serviços que lhe proporcionem lucros. E que o lucro auferido, propicie a remuneração dos investimentos e a capacidade de investir, de forma que possa desenvolver-se tecnologicamente e acompanhar o crescimento do mercado. Essa nova realidade causou uma importante variação na estrutura de custo, tanto nas empresas industriais como nas de serviço de modo que vem provocando um aumento na proporção dos custos de marketing, comercialização, administração e engenharia de produto sobre os custos totais da empresa.
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- TCC Ciências Contábeis [639]
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