Educação financeira: um estudo com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares
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Data
2017-12-06Autor
Borges, Lucas Lima
Diessel, Luisa Del Fabro
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Este trabalho apresenta um estudo, relacionado à educação financeira, com alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares. Tomou-se como exemplo a pesquisa desenvolvida por Cássio Bordin Fabra, em 2015, na Universidade Federal de Santa Maria, versando sobre “Educação Financeira e a tomada de decisões: um estudo à luz das finanças comportamentais”. O estudo teve como objetivo principal verificar quais os fatores que mais influenciam os estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas e particulares a tomarem as suas decisões financeiras a fim de conhecer seu comportamento em frente à tomada de decisões, no ano de 2017. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza quantitativa e qualitativa, sendo realizada por meio de aplicação de questionários. De modo geral, todos os fatores deste estudo, elencados pelas Finanças Comportamentais, acabam influenciando os estudantes, porém, os fatores renda, aversão ao risco e arrependimento demonstraram ser os maiores influenciadores na tomada de decisões financeiras, enquanto que o fator variáveis demográficas foi o menos influente. Buscou-se associações de variáveis para verificar a relação entre os atributos dos respondentes e os fatores em estudo. Através dos resultados obtidos na pesquisa e da comparação com o estudo de Fabra (2015), pode-se inferir que os indivíduos que possuem conhecimento na área financeira, como os acadêmicos do curso de ciências contábeis pesquisados por Fabra (2015), possuem menos aversão ao risco e menos arrependimentos, se comparados com os estudantes do ensino médio
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- TCC Ciências Contábeis [639]
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