Problem Based Learning – PBL: aplicação prática da metodologia na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural do curso de Ciências Contábeis da UFSM
Resumo
A metodologia Problem Based Learning – PBL é fundamentada no ensino pela solução dos problemas do cotidiano, na qual o aluno é incentivado a utilizar seus conhecimentos prévios, juntamente com pesquisas realizadas com o auxílio e orientação do professor. Em contraponto, sabe-se que as atividades realizadas pelos profissionais da área contábil exigem cada vez mais preparo na solução dos problemas enfrentados pelos clientes, como por exemplo, analisar e interpretar legislações tributárias, que estão em constante mudança, com eficiência e rapidez. No intuito de contribuir para o ensino dos alunos do curso de Ciências Contábeis da UFSM, no presente estudo objetivou-se analisar a aplicação da metodologia PBL na disciplina de Contabilidade da Atividade Rural. Inicialmente apresentou-se a metodologia PBL aos alunos, buscou-se a aceitação e identificou-se a percepção da aplicação da metodologia PBL quanto a sua dinâmica e potencialidade. Em seguida foi verificada e comparada a percepção dos alunos em relação ao método tradicional de ensino. O presente estudo foi realizado de forma a elucidar o problema, o alcance dos objetivos, com abordagem dedutiva, quantitativa e quantitativa, descritiva, baseada em pesquisa-ação. No desenvolvimento da pesquisa se utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário, desenvolvido a partir do estudo de Rodrigues e Araújo (2006). Quanto aos resultados infere-se que houve aceitação por parte dos alunos quanto a aplicação da metodologia PBL. A percepção dos alunos quanto a dinâmica e potencialidade da metodologia pode ser verificada pela escolha das principais características: dinâmica do método e estímulo a autoaprendizagem. Além disso, 64% dos respondentes revelaram que aprenderam com maior facilidade por meio da metodologia PBL. Na preferência dos alunos quanto a metodologia, 45% dos alunos preferiram a metodologia PBL, 14% optaram pelo método tradicional e 41% consideraram ambos os métodos bons. É importante destacar que a maioria dos alunos atribuiu nota entre 7 e 10 quanto a aquisição de conhecimentos por meio do método PBL, o que evidência uma oportunidade para a replicação de pesquisas futuras, contribuindo para aliar teoria e prática. Por fim, verificou-se que o método PBL é profícuo para capacitação do futuro profissional contábil, preparando-o para o mercado de trabalho por meio do desenvolvimento das suas competências.
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- TCC Ciências Contábeis [639]
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