Os desafios e barreiras das ações educacionais em relação aos alunos surdos matriculados em escolas básicas: um estudo bibliográfico
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Data
2022-02-25Autor
Silva, Ane Caroline Alves da
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As abordagens do ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras) em escolas básicas têm sido manifestadas, sobretudo pelo cenário de Estudos Surdos que parte de pesquisas a respeito de compreender a surdez como uma diferença política e cultural que implica nas relações interculturais entre os surdos, na percepção de políticas públicas inclusivas e pelo fortalecimento de compreensões sobre a relevância da língua de sinais. Desse modo, este trabalho tem como objetivo analisar, a partir de estudos bibliográficos, os desafios e barreiras encontrados nas práticas pedagógicas, para inclusão de alunos surdos matriculados em escolas básicas. Partiu-se de abordagem metodológica de cunho qualitativo. Foram utilizados como fundamentação, pressupostos teóricos relacionados às pesquisas da Educação de Surdos. Em relação a técnica de instrumentos investigativos, optou-se pela análise de documentos, a partir de estudos bibliográficos. Com as análises dos dados obtidos, foi possível discutir que as inserções de práticas de ensino de língua de sinais em escolas básicas principalmente diante da relação entre a interação linguística, por meio da comunicação, práticas pedagógicas e estratégia em recursos didático, mostram-se com alguns desafios e barreiras encontradas que dizem respeito à própria organização dos sistemas de ensino que têm dificuldades de contemplar os pressupostos de uma educação bilíngue para surdos. Consequentemente, tem-se que a presença de um aluno surdo no contexto escolar dispara a produção de significados sobre as suas subjetividades. Finaliza-se este trabalho indicando a importância de perceber que a área da educação de surdos necessita de um olhar para o investimento de formação continuada, ou seja, na capacitação dos professores, diante do processo de avaliação e estratégia de recursos didáticos. Para que haja uma educação inclusiva, a Libras precisa ser compreendida, reconhecida e valorizada nas escolas básicas do nosso país.
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- Gestão Educacional [289]
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