Tradução, adaptação cultural e validação da versão em português brasileiro do Higher Education Stress Inventory (HESI-Br)
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Data
2022-01-28Primeiro membro da banca
Cunha, Angelo Batista Miralha da
Segundo membro da banca
Bassols, Ana Margareth Siqueira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Objetivo. Não existem instrumentos validados para mensurar o estresse relacionado
à educação em universitários brasileiros. Assim, objetivou-se traduzir e testar a
confiabilidade interna, a validade convergente/discriminante e a equivalência de
mensuração do Higher Education Stress Inventory (HESI). Métodos. O protocolo de
tradução foi realizado por dois tradutores independentes. O instrumento foi adaptado
culturalmente a partir de uma versão piloto aplicada a 36 universitários. A versão final
(HESI-Br) foi aplicada a 1.021 estudantes universitários (Média de idade = 28,3; DP =
9,6; 76,7% do sexo feminino) por meio de um questionário online que se estendeu de
1º de setembro a 15 de outubro de 2020. A estrutura fatorial foi estimada por meio de
análise fatorial exploratória (AFE) na primeira metade do conjunto de dados. Testamos
o melhor modelo derivado de AFE com análise fatorial confirmatória (AFC) na segunda
metade. A validade convergente/discriminante foi testada por meio da Escala de
Depressão, Ansiedade e Estresse (DASS-21). Sexo, faixa etária, período de estudo,
renda familiar e área de estudo foram usados para testar a equivalência de
mensuração. Resultados. A AFE sugeriu cinco fatores: insatisfação com a carreira;
deficiências do corpo docente; alta carga de trabalho; preocupações financeiras; e
ambiente de aprendizagem tóxico. AFC apoiou o modelo de 5 fatores (15 itens), mas
não um fator de ordem superior, sugerindo multidimensionalidade. Todos os 5 fatores
apresentaram confiabilidades internas aceitáveis, com α de Cronbach ≥0,72 e ω de
McDonald ≥0,64. Os modelos da AFC indicam que a HESI-Br e a DASS-21 avaliam
construtos latentes subjacentes diferentes, mas correlacionados, apoiando a validade
discriminante. A equivalência foi verificada para todos os grupos testados.
Conclusões. O HESI-Br de 15 itens é um instrumento multidimensional confiável e
invariante para avaliação de estressores relevantes entre estudantes universitários no
Brasil.
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