Jovens da publicidade: uma cartografia das reconfigurações do perfil profissional
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Data
2021-03-02Primeiro membro da banca
Piedras, Elisa Reinhardt
Segundo membro da banca
Hansen, Fábio
Metadata
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Tensionados pelas transformações da sociedade e do campo da publicidade, nos questionamos:
Quais os caminhos traçados pela juventude contemporânea no campo da publicidade,
considerando seu sensorium? Nosso pressuposto inicial está em olhar para as juventudes da
contemporaneidade, categorizados como Geração Z, que trazem consigo um sensorium voltado
às tecnologias e ao digital. Sensorium é um termo trazido por Martín-Barbero (2015) a partir de
Benjamin (1996) sobre as características cognitivas de uma determinada Geração em
determinada época. Com um método cartográfico de inspiração rizomática (DELEUZE;
GUATTARI, 1995), objetivamos mapear a configuração do perfil da juventude na publicidade,
levando em consideração seu sensorium e as transformações na sociedade contemporânea e no
campo publicitário. Assim, a partir de uma visão geral do campo, desenhamos um mapa como
ponto inicial, com o auxílio da revisão bibliográfica, da pesquisa da pesquisa e da técnica de
coleta de dados documental em reportagens do campo. Munidos desse amplo olhar, fomos a
campo realizar entrevistas semiabertas em profundidade com jovens líderes de coletivos que se
propõem a mudar a indústria da propaganda e estudantes da graduação de publicidade e
propaganda, sendo esse o corpus da nossa pesquisa. Para a análise e cruzamentos dos dados,
fizemos uma interpretação das categorias do segundo mapa das Mediações de Martín-Barbero
(2015): Ritualidade, Institucionalidade, Tecnicidade e Socialidade. Dessa forma, nosso
referencial está dividido em três momentos: primeiro compreendendo as juventudes,
entendendo classificações geracionais, conceituando o sensorium e abordando também as
relações dos jovens com o mundo do trabalho; em um segundo momento dedicamos nosso olhar
para o mercado de publicidade, compreendendo seu histórico no Brasil e tensionando coletas
de dados e análises nas interpretações das categorias de Martín-Barbero (2015); por fim,
abordaremos o ensino de publicidade, compreendendo sua história no Brasil e tensionando
nossa análise junto às interpretações das mediações de Martín-Barbero (2015). Com essas
análises desenhamos um novo mapa, com movimentações, platôs e intensidades, apresentando
o que é mais ou menos tensionado na presença desses jovens no campo da publicidade. Além
disso, o resultado da pesquisa aponta 12 pistas sobre os caminhos traçados pela juventude
contemporânea em relação ao mercado e ao ensino de publicidade, levando em consideração
que a construção de um perfil envolve diferentes contextos, subjetividades e vivências, que
podem alterar suas visões. Junto a isso também utilizamos o termo sensorium digital, unindo
geração, novas competências de linguagem e sensibilidades dessa juventude, transbordando
conceituações instrumentais e caminhando em direção a possibilidades tecnicistas, refletindo
no acionamento das tecnologias como uma ferramenta para impulsionar debates, vozes, lutas e
as transformações sociais nas quais esses jovens se apropriam, de acordo com suas diversidades.
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