Aquilo que é tecido em conjunto: o ensino como unidade complexa do sistema publicitário em transformação
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Data
2021-05-03Primeiro membro da banca
Hansen, Fábio
Segundo membro da banca
Correa, Rodrigo Stéfani
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Mostrar registro completoResumo
Com essa pesquisa temos a intenção de acompanhar o movimento diacrônico e evolutivo do ensino de publicidade, entendendo como o ensino se modifica (ou permanece estanque) ao longo dos anos, se ele se adapta às transformações do sistema publicitário e, de que forma acontece. Por isso, as transformações no sistema publicitário e o ensino de publicidade configuram-se o tema dessa pesquisa. Como ponto de partida, o problema de pesquisa dessa investigação materializa-se na seguinte questão: como se desenvolve o processo diacrônico do ensino de publicidade, tendo em vista as reconfigurações do sistema publicitário? Por meio dessa pergunta, guiamos nosso processo de explorar os movimentos de mudança do ensino com a pretensão de considerá-lo parte do sistema publicitário e não munir a lógica de pensamento dicotômica entre academia e mercado. A pesquisa tem como objetivo geral: mapear as reconfigurações do sistema publicitário que impactam na formação dos profissionais de publicidade. Nos utilizamos da intenção de mapear, de acordo com a forma como pensamos a pesquisa, por meio de nossa escolha metodológica: a cartografia. Com um entendimento de ciência não construída sobre a rigidez de modelos e métodos, percebemos essa metodologia como um trilhar, um caminho que busca construir um mapa que nunca se finda. A pesquisa também conta com outros recursos metodológicos, como: a pesquisa documental e entrevistas em profundidade com docentes, discentes e profissionais da publicidade egressos e egressas de duas universidades, uma pública e outra privada. Ademais, formulamos alguns objetivos específicos, que são: Compreender o ensino de publicidade como unidade complexa do sistema publicitário; reconhecer as reconfigurações do sistema publicitário; compreender como são desenvolvidas as práticas pedagógicas com foco em publicidade. Costuramos estes objetivos ao conceito de pensamento complexo, por meio de Edgar Morin (2015), ao materializar a lógica de conhecer sem fragmentar, de um pensamento que não é linear e que contempla a multidimensionalidade e o complexo. Ampliando a estrutura, temos outros dois eixos da pesquisa: o sistema publicitário, termo inicialmente cunhado por Trindade (2017), mas, que associamos intensamente à complexidade nessa pesquisa, que se refere a todo o ecossistema e as práticas da profissão, contemplando o ambiente acadêmico e o mercadológico; e o ensino, trazendo as especificidades da formação dos publicitários e publicitárias, principalmente, através de Marques Filho (2018) e Hansen, Correa e Petermann (2020). Como resultados dessa investigação, mapeamos as reconfigurações do sistema publicitário e analisamos como essas transformações impactam à formação de publicitários e publicitárias, por meio dos parâmetros sistêmicos e de aspectos da complexidade.
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