Série Vaza jato: análise do circuito comunicacional formado em torno das três primeiras reportagens
Fecha
2021-02-22Primeiro membro da banca
Grohmann, Rafael do Nascimento
Segundo membro da banca
Dalmolin, Aline Roes
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Este trabalho apresenta um estudo do circuito de comunicação em torno dos três primeiros relatórios da série “Vaza Jato”, publicada pela agência de notícias The Intercept Brasil (TIB). Essa perspectiva faz parte das reflexões propostas por Braga et al (2017) sobre o surgimento da instância de circulação no contexto da midiatização (FAUSTO NETO, 2017; BRAGA et al, 2017). Assim, propomos como objetivo geral identificar e analisar sentidos que circulam nos arranjos disposicionais, também conhecidos como dispositivos de interação (BRAGA, 2018), que constituem o circuito comunicacional no caso das três primeiras reportagens da série “Vaza Jato” veiculada pelo TIB. Para dar conta disso, a investigação possui como objetivos específicos: a) mapear os arranjos disposicionais que constituem o circuito comunicacional; b) analisar os sentidos e a processualidade dos episódios comunicacionais; c) identificar aproximações e distanciamentos entre os arranjos disposicionais que compõem o circuito comunicacional; d) identificar e analisar os sentidos que emergem no circuito através das métricas empregadas e e) refletir sobre as contribuições da experimentação metodológica proposta. O desenho metodológico segue os preceitos do estudo de caso (YIN, 2015), pois concebemos que o circuito comunicacional é constituído pelos dispositivos interacionais (BRAGA, 2017) que são as plataformas (VAN DIJCK, 2013), como o site do TIB, seu fanpage e canal do Youtube. Elaboramos nosso desenho metodológico a partir da utilização dos gráficos gerados pelo software de análise lexicométrica Iramuteq de nuvem de palavras, de árvores máximas da análise de similitude (DEGENNE. e VERGÈS, 1973; VERGÈS e BOURICHE, 2001) e das estatísticas geradas a partir delas, para podermos fazer inferências sobre os sentidos presentes nos episódios comunicacionais (BRAGA et al, 2017) e finalizar a investigação na instância do circuito comunicacional (BRAGA et al, 2017). De nossos achados, destacamos que há sentidos aproximados nos três arranjos disposicionais (BRAGA, 2018), como a noção da culpabilidade do ex-presidente Lula e as dúvidas sobre as fontes anônimas utilizadas pela agência de notícias. Além disso, concebemos a partir da integração analítica das métricas da média de ocorrência de vocábulos, das porcentagens de frequência relativa do uso de palavras e da centralidade de intermediação (NEWMAN e GIRVAN, 2004; BRANDES, 2001) que há maior profundidade nos questionamentos levantados pelos leitores no arranjo do site, assim como há predominância do uso de hashtags no arranjo da fanpage.
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