A recepção da telenovela Órfãos da Terra e a representação de migrantes e refugiados no Brasil
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Data
2021-02-18Primeiro coorientador
Curi, Guilherme Oliveira
Primeiro membro da banca
Depexe, Sandra Dalcul
Segundo membro da banca
Bonin, Jiani Adriana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação propôs investigar a recepção da telenovela Órfãos da Terra por migrantes, descendentes de migrantes e brasileiros, a fim de compreender se a telenovela, atuando como um recurso comunicativo, ao representar migrantes e pessoas em situação de refúgio, contribui no debate e reflexão sobre a temática migratória, com base na cidadania e direitos humanos. O trabalho também percebe se essa representação midiática, a partir das interpretações dos receptores, contribui para quebrar ou reforçar estereótipos, e para construir possíveis relações interculturais entre os receptores migrantes e brasileiros. A pesquisa utiliza como base os estudos de recepção de telenovela, tendo como pressuposto básico de que os sujeitos são produtores de sentidos, que negociam, reinterpretam e reelaboram as mensagens dos meios (JACKS; MENEZES; PIEDRAS, 2008). Parte de uma abordagem de pesquisa qualitativa, combinando etapas e procedimentos bibliográficos, exploratórios e empíricos. Na pesquisa bibliográfica, identificaram-se trabalhos para a formação do quadro teórico da presente pesquisa. Entende-se telenovela como um recurso comunicativo (LOPES, 2009) que constrói representações midiáticas (HALL, 2006) de temas sociais, podendo contribuir para discussão da pauta migratória e em possíveis relações interculturais (PARDO, 2008) de diferentes grupos e etnias. Além de atuar na inclusão social e respeito às diferenças culturais, as representações midiáticas podem apontar limites na pauta de temáticas sociais, como culturas e identidades estereotipadas. A etapa exploratória da pesquisa foi realizada em duas fases: descrição de Órfãos da Terra, na busca por matérias e curiosidades sobre autores, enredos e produção; e levantamento e análise descritiva das redes sociais construídas pelos receptores utilizando o nome da telenovela, como páginas e grupos do Facebook e Twitter. Nesta fase, também foram mapeados grupos de migrantes no Brasil para encontrar principalmente receptores migrantes e descendentes de migrantes. Após a aplicação de questionários, realizaram-se entrevistas com dez telespectadores, a fim de aprofundamento nas respostas. Por meio dos resultados obtidos, concluiu-se que a telenovela teve o intuito de pautar a temática migratória, ao tentar derrubar estereótipos e apresentar os obstáculos e dificuldades da mobilidade humana, agindo como um recurso comunicativo. Mas, a partir das percepções dos receptores, constatou-se representações estereotipadas quanto às identidades migrantes, como por exemplo reprodução de personagens e culturas reduzidas a apenas algumas características. Além disso, Órfãos da Terra fomentou a interculturalidade não só entre diferentes culturas migrantes, mas também entre culturas migrantes e brasileiras. Através da empatia e sensibilização, mostrou que é possível respeitar as diferenças e viver em harmonia. Para finalizar, agiu como uma narrativa de nação, ao fazer com que os receptores, principalmente, migrantes e descendentes de migrantes se reconhecessem através da temática migratória e de identidades migrantes. Sendo assim, acionou a memória familiar retrocedendo lembranças e experiências relacionadas às migrações.
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