Gestão de conflitos na administração pública: proposta de implementação de câmara de mediação na Universidade Federal do Pampa
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Data
2022-06-21Primeiro coorientador
Kocourek, Sheila
Primeiro membro da banca
Oliveira, Jairo da Luz
Segundo membro da banca
Cantini, Adriana Hartemink
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Conflitos são presentes no cotidiano das pessoas, uma vez que são inerentes às relações
interpessoais, em especial nas relações de trabalho. Desta maneira, os métodos de
autocomposição existentes, como exemplo a mediação, surgem como meios cooperativos e
dialogados para resolver os conflitos de maneira eficaz e pacífica. A implementação de câmara
de mediação é um exemplo de boa prática de governança, fomento ao programa de integridade
da Instituição, instrumento de prevenção de desvios éticos e de conduta e tem a finalidade
principal de solucionar e gerir os conflitos existentes e, assim, colaborar com o alcance da
eficiência do serviço público. O objetivo geral deste trabalho foi de analisar a concepção dos
servidores da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) sobre a possibilidade de criação de
uma Câmara de Mediação na Instituição. O primeiro objetivo específico foi de analisar os
estudos existentes sobre resolução de conflitos na área da Administração. O segundo objetivo
específico buscou verificar como a Unipampa resolve os conflitos interpessoais. O terceiro
objetivo específico tratou de identificar a concepção dos servidores da Unipampa sobre os
métodos alternativos de resolução de conflitos, bem como a opinião deles acerca da criação de
uma Câmara de Mediação Institucional. O último tinha como objetivo específico propor
procedimentos para a instauração de uma Câmara de Mediação de conflitos interpessoais na
Unipampa. No capítulo 1 apresenta-se a introdução, o problema e os objetivos da pesquisa, a
justificativa e a estrutura do trabalho; no capítulo 2 apresenta-se o referencial teórico; no
capítulo 3 demonstra-se a metodologia utilizada; no capítulo 4 contêm os resultados das análise
de dados e discussão; o capítulo 5 apresenta o produto desta dissertação, com a apresentação de
um plano de ação para a implementação de Câmara de Mediação Institucional; no capítulo 6
estão as considerações finais e no capítulo 7 as referências bibliográficas. Realizou-se esta
pesquisa utilizando o método misto sequencial explanatório, que mescla abordagens
quantitativas e qualitativas, com a aplicação de questionário online aos servidores da Unipampa
e, após, efetuou-se encontro virtual para realização de grupo focal, com seis servidores
selecionados, considerados informantes qualificados da pesquisa, em virtude da pandemia do
Covid-19. Interligando os resultados com os objetivos específicos, determinou-se as seguintes
categorias de análises: a) Conhecimento dos servidores sobre a resolução de conflitos
interpessoais na Instituição e b) Interesse dos servidores sobre a implantação de uma Câmara
de Mediação Institucional. Por meio de pesquisa nas bases dos periódicos Web of Science e
Spell foi possível constatar que as pesquisas no tema resolução de conflitos são recorrentes na
área do Direito, mas com poucas publicações na área da Administração Pública. Ainda, após
análises dos resultados do questionário e do grupo focal, percebeu-se que os conflitos
acadêmicos são os mais recorrentes, sendo a abertura do diálogo a maneira mais utilizada pelos
servidores e gestores da Universidade para solucioná-los. Verificou-se o conhecimento dos
servidores pelo método da mediação e o interesse deles na instauração da Câmara de Mediação
Institucional.
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