Gira...gira...girassol: movimentos de construção de diretrizes curriculares para a educação do campo no sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul/RS
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Data
2021-02-11Primeiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Segundo membro da banca
Binda, Nilson
Metadata
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Esta Dissertação de Mestrado Profissional está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional/UFSM, intitulada: “Gira...Gira...Girassol: Movimentos de construção de Diretrizes Curriculares para a Educação do Campo no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS”, apresenta o seguinte problema: Quais as especificidades de uma política pública da Educação do Campo no Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS, e possíveis elementos que contribuem para a elaboração de Diretrizes Curriculares para as escolas do campo deste município? Tem como objetivo geral compreender as especificidades da Educação do Campo do Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS, com vistas à elaboração de Diretrizes Curriculares Municipal para a consolidação de uma política pública local que priorize os saberes dos sujeitos do campo, e objetivos específicos: Analisar as políticas públicas educacionais orientadoras para as escolas do campo em âmbito federal, estadual e municipal; Analisar as políticas públicas que regulamentam e norteiam as escolas do campo no município de Cachoeira do Sul/RS; Construir uma visão diagnóstica das escolas do campo do município de Cachoeira do Sul/RS; Construir, compartilhadamente, uma minuta de Diretrizes Curriculares para a educação do campo no Sistema Municipal de Ensino no município de Cachoeira do Sul/RS, a qual priorize os saberes, demandas e necessidades dos sujeitos do campo. A pesquisa assumiu, como metodologia, uma abordagem qualitativa, cujos instrumentos de construção de dados foram: pesquisa bibliográfica, análise documental, aplicação de questionários aos 15 gestores das escolas do campo do município e entrevistas semiestruturadas à secretária municipal de educação e à diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação – SMEd. A partir dos dados coletados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo, proposta por Bardin (2006), considerando as seguintes categorias: Políticas Públicas para a Educação do Campo; Gestão da Escola do Campo; e, Sistema Municipal de Ensino. Como produto desse estudo foi construído, a partir dos resultados obtidos na pesquisa, uma proposta de minuta das Diretrizes Curriculares para o Sistema Municipal de Ensino de Cachoeira do Sul/RS, bem como uma agenda para apresentação e discussão junto a COMDECampo, Secretaria Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Educação e Câmara de Vereadores para consolidação de uma política para educação do campo do sistema municipal de ensino de Cachoeira do Sul.
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