A inclusão de estudantes autistas no ensino remoto: uma proposta de ensino de conceitos relativos a ângulos
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Data
2021-02-26Primeiro membro da banca
Scremin, Greice
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O objetivo desse trabalho é contribuir com o processo de ensino-aprendizagem do
conceito de ângulo. Apresentamos uma proposta didática pensada para o ensino
presencial e repensada para o ensino remoto, em função da suspensão das aulas no
período da pandemia COVID-19. O trabalho foi realizado por meio do estudo de caso
de três estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), matriculados no 9° ano
do ensino fundamental regular da rede pública municipal de uma cidade do interior do
Rio Grande do Sul. Esperamos contribuir para a discussão da Educação Inclusiva,
atentos ao que dita a legislação vigente e realizando uma pesquisa bibliográfica, com
base em escritas contemporâneas de pesquisadores da área da saúde e da
educação. Nesse trabalho compartilhamos experiências, relatos e sugestões de
atividades, observadas as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e
dos Referenciais Curriculares Municipais. Assim, a proposta didática foi elaborada
retomando o conceito de ângulo, apresentando as relações entre as medidas dos
ângulos em retas concorrentes e de ângulos em uma circunferência, com a utilização
de diferentes processos e ferramentas matemáticas, inclusive tecnológicas, como o
Google Classroom, Google Meet e o software GeoGebra. Acreditamos que a proposta
implementada possa contribuir com a prática docente, com as reflexões sobre os
desafios da educação e da inclusão e auxiliar a encontrar meios que garantam a
efetivar os objetivos do ensino, seja no modo presencial ou remoto.
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