Qual vai ser: uma abordagem interventiva do serviço social na educação básica sobre projeto de vida de adolescentes
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) constitui-se de um relatório teórico-prático que se originou a partir da experiência de estágio curricular em Serviço Social ocorrido na Escola Marista Santa Marta em Santa Maria - RS. O TCC busca realizar uma reflexão teórico-prática e crítica acerca do aprendizado obtido na formação profissional em Serviço Social a partir da vivência de estágio. Sendo assim, este trabalho aborda como tema a questão do projeto de vida de adolescentes enquanto uma possibilidade de intervenção para o Serviço Social na educação básica, a partir de uma análise crítica orientada pela teoria social marxista. No decorrer do trabalho, serão abordadas categorias pertinentes à temática, como: aspectos históricos e desafios à atuação do Serviço Social na educação básica; questão social no contexto escolar; particularidades da inserção do(a) assistente social em instituições de ensino básico do terceiro setor; importância de se trabalhar projeto de vida junto a adolescentes em meio a um lócus privilegiado de intervenção que é a escola e o papel do(a) assistente social nesse processo. Logo, faz-se necessário abordar a questão da adolescência, o papel da subjetividade nas relações sociais e o contexto adverso de pandemia. Também será discorrido acerca do espaço sócio ocupacional de realização do estágio e sobre o processo de aplicação do projeto de intervenção “Qual vai ser?”. Por fim, serão tecidas algumas conclusões acerca da relevância da temática, da importância da inserção profissional em escolas, da formação profissional em tempos de isolamento social, constantes retrocessos e acirramento da questão social.
Coleções
- TCC Serviço Social [183]
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