Desafios para a efetivação democrática do Plano Municipal de Educação no município de Toropi/RS: possíveis (re)construções nas relações teoria-prática
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-27Primeiro membro da banca
Andreola, Balduino Antonio
Segundo membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Terceiro membro da banca
Andrade, Joze Medianeira dos Santos de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa do Mestrado Profissional insere-se na Linha de Pesquisa Gestão Pedagógica e Contextos Educativos, do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O objetivo principal foi estudar, debater e construir com professoras/es e comunidade escolar caminhos e dispositivos para a criação de uma Agenda para viabilizar a Gestão Democrática na rede municipal de educação, dialogada e participada, especialmente pela implementação e acompanhamento da Meta 19 (Dezenove) do Plano Municipal de Toropi/RS, bem como outras instâncias ou organismos de participação. Para sensibilização e realização da pesquisa-auto(trans)formação com as coautoras adotamos a proposta político-epistemológica dos Círculos Dialógicos Investigativo-auto(trans)formativos (HENZ, 2015), como caminho metodológico no qual cada uma assumiu dizer a sua palavra; Dentro de abordagem de pesquisa qualitativa nossos encontros ocorreram virtualmente em virtude da pandemia da COVID-19. Estudos realizados individualmente e também compartilhados com as professoras e mães coautoras fizeram-nos acreditar que a gestão democrática e a auto(trans)formação permanente com professoras e professores são viáveis para um caminhar esperançoso em que queremos assumir nosso compromisso pedagógico e político como profissionais e humanos na construção de uma sociedade democrática. A compreensão e interpretação dos constructos epistemológicos auto(trans)formativos optamos pelo enfoque da hermenêutica filosófica. A conscientização propiciada pelos encontros dialógico-reflexivos desafiaram-nos ao compromisso com o protagonismo na luta por uma educação de qualidade social e humana, com práxis dialogadas e participadas, a serviço da libertação e humanização. Os diálogos e sistematização do constructo de intervenção (“produto final”), permitiu-nos constatar que legalmente o município de Toropi conta com normativas e marcos regulatórios para efetivar a Meta 19 do seu Plano Municipal de Educação, e a partir dela tornar toda educação municipal dialogada e participada com a comunidade. Assim, a Agenda consiste em propor caminhos e/ou estratégias para que as diferentes instâncias legais se concretizem. Mas para isso é necessária a vontade política dos gestores, bem como o interesse das/os munícipes à construção coletiva, cooperativa e cidadã. Para tanto, o foco das ações deve priorizar a auto(trans)formação permanente com professoras, para que se assumam como protagonistas na implementação de práxis democráticas nas escolas e na sociedade.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: