dc.contributor.advisor | Mozzaquatro, Patricia Mariotto | |
dc.creator | Luz, Claudia Lourenço da | |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T10:24:01Z | |
dc.date.available | 2017-01-25T10:24:01Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2595 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Especialização em Mídias na Educação, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This article shows the results achieved with the implementation of the learning object, developed with Microsoft Power Point and accessed via the web browser, the teaching of trigonometry in the component content of mathematics curriculum for students in 2nd grade of high school. This learning object was planned and organizes by the class teacher and student of specialization in Media in Education. From the observation of students by this course participant, regarding the understanding of the content mentioned above, there was a concern to organize a learning object to motivate the teaching of trigonometry to those students and get more time. The project was developed in two phases: In the first one the content has been traditionally explained by relating the functions sine, cosine and tangent in the trigonometric cycle - manual built-mind - and the table of trigonometric ratios without the use of computers, software and Internet. In the second phase students surfed in the learning object where the content was organized with a visual language easy to understand that at any given time, they were instructed to build the same table of trigonometric ratios using spreadsheets and multimedia features. The organization of the learning object has a tutorial structure, leaving the challenge of making a new application version with more features multi media. It was felt that the application is effective in teaching trigonometry. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Trigonometria | por |
dc.subject | Microsoft Power Point | por |
dc.subject | Objetos de aprendizagem | por |
dc.title | Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino de Trigonometria | por |
dc.title.alternative | Development of a learning object for teaching Trigonometry | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Mídias na Educação, EaD | por |
dc.description.resumo | Este artigo mostra os resultados alcançados com a aplicação do objeto de aprendizagem, construído por meio da ferramenta Microsoft Power Point e acessado via web, para o ensino do conteúdo de trigonometria no componente curricular ma-temática para alunos da 2ª série do Ensino Médio. O referido objeto de aprendiza-gem foi planejado e aplicado pela professora da turma e aluna do curso de especia-lização em Mídias na Educação. A partir da observação dos alunos dessa professo-ra, com relação ao entendimento do conteúdo acima citado, surgiu a preocupação de organizar um objeto de aprendizagem para motivar o ensino da trigonometria aos referidos alunos, bem como aproveitar melhor o tempo. O projeto aconteceu em du-as etapas: na primeira etapa o conteúdo foi explicado de forma tradicional relacio-nando as funções seno, cosseno e tangente no ciclo trigonométrico - construído ma-nualmente - e na tabela de razões trigonométricas sem o uso do computador, soft-wares e internet. Na segunda etapa os alunos navegaram pelo objeto de aprendiza-gem onde o conteúdo foi organizado com uma linguagem visual de fácil compreen-são em que, em determinado momento, os mesmos foram orientados a construir a mesma tabela de razões trigonométricas utilizando planilhas eletrônicas e recursos multimídia. A organização do objeto de aprendizagem tem uma estrutura de tutorial, ficando o desafio de fazer uma nova versão com aplicação de mais recursos multi mídia. Percebeu-se que a aplicação é eficaz no ensino de trigonometria. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |