Desenvolvimento de um objeto de aprendizagem para o ensino de Trigonometria
Resumo
Este artigo mostra os resultados alcançados com a aplicação do objeto de aprendizagem, construído por meio da ferramenta Microsoft Power Point e acessado via web, para o ensino do conteúdo de trigonometria no componente curricular ma-temática para alunos da 2ª série do Ensino Médio. O referido objeto de aprendiza-gem foi planejado e aplicado pela professora da turma e aluna do curso de especia-lização em Mídias na Educação. A partir da observação dos alunos dessa professo-ra, com relação ao entendimento do conteúdo acima citado, surgiu a preocupação de organizar um objeto de aprendizagem para motivar o ensino da trigonometria aos referidos alunos, bem como aproveitar melhor o tempo. O projeto aconteceu em du-as etapas: na primeira etapa o conteúdo foi explicado de forma tradicional relacio-nando as funções seno, cosseno e tangente no ciclo trigonométrico - construído ma-nualmente - e na tabela de razões trigonométricas sem o uso do computador, soft-wares e internet. Na segunda etapa os alunos navegaram pelo objeto de aprendiza-gem onde o conteúdo foi organizado com uma linguagem visual de fácil compreen-são em que, em determinado momento, os mesmos foram orientados a construir a mesma tabela de razões trigonométricas utilizando planilhas eletrônicas e recursos multimídia. A organização do objeto de aprendizagem tem uma estrutura de tutorial, ficando o desafio de fazer uma nova versão com aplicação de mais recursos multi mídia. Percebeu-se que a aplicação é eficaz no ensino de trigonometria.
Coleções
- Mídias na Educação - EaD [640]