O acesso e o uso das TICs pelas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na CEFASOL
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) partiu da vivência do estágio curricular em Serviço Social sendo realizado em uma instituição Católica sem fins lucrativos. O TCC aborda em seu contexto como ocorre o uso e o acesso às Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) pela população brasileira em situação de vulnerabilidade social, especialmente os usuários, crianças e adolescentes, da instituição Centro de Referência Familiar Recanto do Sol (Cefasol) que não possuíam aproximação com as TICs. Buscou-se destacar a importância do contato dos usuários com essas tecnologias que poderiam trazer benefícios ao longo da vida, não somente de lazer e de comunicação, mas também fornecendo informações para a produção do conhecimento. No decorrer do trabalho foram apresentados como surgiram às tecnologias e o seu contexto histórico até os dias atuais. A tecnologia na sociedade capitalista é gerada pelo consumismo, em contraste à apropriação, do aprendizado/conhecimento que esses recursos tecnológicos fornecem, favorecendo parcialmente para a exclusão social e digital dos usuários. Durante o período do estágio curricular foi desenvolvido o projeto de intervenção de inclusão digital com um grupo de alunos, que tinha como objetivo levar até as crianças e adolescentes o conhecimento e a informação de como fazer uso do computador e da internet, e que através desse recurso tecnológico poderiam fazer uso das mais diversas informações, bem como, conhecer e reivindicar seus direitos como cidadãos. Esse projeto realizado na Cefasol não obteve o resultado esperado devido aos impasses que a instituição apresentava, que impossibilitaram trabalhar com o grupo conforme o cronograma planejado, fazendo assim com que os alunos continuassem a ter o acesso e o conhecimento restrito sobre as TICs. Esse projeto de inclusão digital não foi suficiente para que esses usuários fossem incluídos na sociedade, sendo necessário que a instituição busque novos caminhos/projetos fazendo uso do recurso que já possuem de maneira a possibilitar as crianças e adolescentes à educação tecnológica continuada e, por conseguinte, preparando-os para a inclusão social e digital na sociedade.
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- TCC Serviço Social [183]
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