A política de assistência estudantil do Instituto Federal Farroupilha – Campus Júlio de Castilhos: a contribuição dos auxílios financeiros na permanência dos estudantes
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso (TCC), fundamentado no método dialético crítico é resultado de uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa e do tipo
documental que visou verificar se os auxílios financeiros, na modalidade de
transferência de renda, ofertados pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus Júlio
de Castilhos, através do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES)
contribuíram para a permanência e êxito dos estudantes, minimizando situações de
evasão. Também se pautou nos objetivos: identificar o perfil socioeconômico dos
estudantes que solicitaram os auxílios financeiros da assistência estudantil, e
verificar o percentual de permanência e evasão entre os estudantes em questão,
com vistas a fomentar o debate sobre a política de assistência estudantil a partir da
realidade social dos mesmos. A escolha da temática advém do processo de vivência
no estágio obrigatório em Serviço Social, realizado na Coordenação de Assistência
Estudantil (CAE) do referido Campus. E, a amostra se deu a partir de dados
retrospectivos do ano de 2016 da listagem dos estudantes que concorreram aos
auxílios financeiros da assistência estudantil e dos seus respectivos cadastros
socioeconômicos preenchidos no processo de solicitação. O resultado do estudo
oportuniza conhecer a realidade socioeconômica desse segmento, traçando um
perfil dos estudantes que solicitam essa modalidade de auxílio além de apresentar o
percentual de permanência e evasão reafirmando a contribuição da política de
assistência estudantil nas instituições federais de ensino, pautadas nos direitos
sociais e na cidadania, a fim de minimizar as consequências resultantes das
desigualdades econômicas e sociais durante a permanência dos estudantes nestas
instituições.
Coleções
- TCC Serviço Social [183]
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