dc.contributor.advisor | Mallmann, Elena Maria | |
dc.creator | Lima, Ivany Francisca | |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T11:00:33Z | |
dc.date.available | 2017-01-26T11:00:33Z | |
dc.date.issued | 2010-12-11 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2611 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study focuses on the school management as the primary means of democratization of
education in public schools. Makes a retrospect of the progress and achievements noted since
the enactment of the Federal Constitution of 1988 to the present day, highlighting the
decentralization of power and strengthening of political and pedagogical actions as channels
of consolidating democratic school management. Makes a critical and reflective, seeking
different views and concepts of democracy and the principles that guided the foundation of
educational legislation in force, promoting a more concrete and a more precise understanding
of reality. The findings presented here were made through a case study promoted by direct
contact with the different actors of the educational school in the municipal Palmas. The
interpretation that is done is enriched with the thought of various educational theorists as
Victor H. Paro, S. Naura C. Ferreira, Luiz F. Gold, and other scholars who have significantly
invigorate the debate on the scientific knowledge of school management and contemporary references are important for the educator who wants to enable a more praxis-oriented and democratic social transformation. The critical appropriation in this study highlights the need for a new educational culture where all actors feel players and managers of the educational process. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Gestão | por |
dc.subject | Democratização | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.title | Gestão democrática escolar: práticas e desafios do cotidiano | por |
dc.title.alternative | Democratic school management: practices and challenges of everyday life | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Palmas, TO, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo focaliza a gestão escolar como o principal meio de democratização da educação
nos estabelecimentos escolares públicos. Faz um retrospecto dos avanços e conquistas
assinaladas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 aos dias atuais, destacando
a descentralização do poder e o fortalecimento das ações político-pedagógicas como canais de
consolidação da gestão escolar democrática. Faz uma abordagem crítica e reflexiva, buscando
diferentes visões e conceitos de democracia e os princípios que nortearam os fundamentos da
legislação educacional vigente, promovendo uma análise mais concreta e uma compreensão
mais precisa da realidade. As constatações aqui apresentadas foram feitas por meio de um
estudo de caso promovido pelo contato direto com os diferentes atores ligados as ações
educativas escolares da rede municipal de Palmas. A interpretação que se faz é enriquecida
com o pensamento de diferentes teóricos da educação como: Vitor H. Paro, Naura S. C.
Ferreira, Luiz F. Dourado, e outros estudiosos que significativamente revigoram o debate
sobre o conhecimento científico da gestão escolar contemporânea e são importantes
referenciais para o educador que queira possibilitar uma práxis mais democrática e voltada
para a transformação social. A apropriação crítica presente nesse estudo aponta para a
necessidade de uma nova cultura educacional onde todos os seus atores se sintam
protagonistas e gestores do processo educativo. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |