Gestão democrática escolar: práticas e desafios do cotidiano
Resumo
Este estudo focaliza a gestão escolar como o principal meio de democratização da educação
nos estabelecimentos escolares públicos. Faz um retrospecto dos avanços e conquistas
assinaladas desde a promulgação da Constituição Federal de 1988 aos dias atuais, destacando
a descentralização do poder e o fortalecimento das ações político-pedagógicas como canais de
consolidação da gestão escolar democrática. Faz uma abordagem crítica e reflexiva, buscando
diferentes visões e conceitos de democracia e os princípios que nortearam os fundamentos da
legislação educacional vigente, promovendo uma análise mais concreta e uma compreensão
mais precisa da realidade. As constatações aqui apresentadas foram feitas por meio de um
estudo de caso promovido pelo contato direto com os diferentes atores ligados as ações
educativas escolares da rede municipal de Palmas. A interpretação que se faz é enriquecida
com o pensamento de diferentes teóricos da educação como: Vitor H. Paro, Naura S. C.
Ferreira, Luiz F. Dourado, e outros estudiosos que significativamente revigoram o debate
sobre o conhecimento científico da gestão escolar contemporânea e são importantes
referenciais para o educador que queira possibilitar uma práxis mais democrática e voltada
para a transformação social. A apropriação crítica presente nesse estudo aponta para a
necessidade de uma nova cultura educacional onde todos os seus atores se sintam
protagonistas e gestores do processo educativo.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]