dc.contributor.advisor | Fontana, Hugo Antonio | |
dc.creator | Lima, Maria Valrineide da Silva | |
dc.date.accessioned | 2017-01-26T12:16:10Z | |
dc.date.available | 2017-01-26T12:16:10Z | |
dc.date.issued | 2010-09-17 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2612 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | This study was developed in intention of to resolve the following problematic: How the sing
toys can to influence in learning the Child Education? In the context in the management
school. From these presupposed was delimited how objective: To deepen the importance of
sing toys for children to learning and socializing in the school environment, since they are
capable of putting the child in social interaction and help in daily life situations and
stimulating a taste for music. Through bibliographic searches in the basement of Florestan
Fernandes (1979), Vygotsky (1994), Piaget (1975) e Wajskop (1995). Studies, we point that
the result of the abandonment of this practice by the invasion of industrialized toys is the
isolation of children in relation to the family and children groups. The sing toys are real
socializing actors, through which the child discovers the importance of the group and its
contribution to it. The songs in circles contribute to the formation of human, search show how
the child organizes and develops the roles that she represents. The management school can
use these toys in order to impart the need experience for unity, respect and integration of the child, preparing her to live in society, of way autonym, ethical, affective, in order as citizen happy. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Brinquedos cantados | por |
dc.subject | O lúdico em sala de aula | por |
dc.title | A importância do lúdico através das brincadeiras cantadas na educação infantil no contexto da gestão escolar | por |
dc.title.alternative | The importance of the playful through of the sing toys in child education | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Fortaleza, CE, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional, EaD | por |
dc.description.resumo | Este estudo foi desenvolvido na intenção de resolver a seguinte problemática: Como os
brinquedos ou brincadeiras cantadas podem influenciar na aprendizagem das crianças de
Educação Infantil no Contexto da Gestão Escolar? A partir desse pressuposto foi delimitado
como objetivo: Aprofundar a importância das brincadeiras cantadas para aprendizagem e
socialização infantil no ambiente escolar, uma vez que estes são capazes de inserir a criança
no convívio social, auxiliando nas situações do cotidiano e estimulando gosto pela música.
Por meio de pesquisa bibliográfica com base nos estudos do sociólogo Florestan Fernandes
(1979), Vygotsky (1994), Piaget (1975) e Wajskop (1995). Apontamos que o resultado e
abandono destas práticas se dão mediante a invasão dos brinquedos industrializados e o
isolamento da criança em relação a família e aos grupos infantis. Os brinquedos cantados são
verdadeiros agentes socializadores, através dos quais a criança descobre a importância do
grupo e de sua contribuição para o mesmo. As cantigas de rodas contribuem para a formação
do ser humano, Pesquisas revelam que a criança se organiza e desenvolve os papéis que
representam. Cabe aos Gestores Escolares utilizarem esses brinquedos com a finalidade de
vivenciar a união, o respeito, à integração da criança, além da aprendizagem e conteúdos,
preparando-a para viver em sociedade de maneira autônoma, ética, afetiva enfim como cidadã feliz. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |