A importância do lúdico através das brincadeiras cantadas na educação infantil no contexto da gestão escolar
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Data
2010-09-17Autor
Lima, Maria Valrineide da Silva
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Este estudo foi desenvolvido na intenção de resolver a seguinte problemática: Como os
brinquedos ou brincadeiras cantadas podem influenciar na aprendizagem das crianças de
Educação Infantil no Contexto da Gestão Escolar? A partir desse pressuposto foi delimitado
como objetivo: Aprofundar a importância das brincadeiras cantadas para aprendizagem e
socialização infantil no ambiente escolar, uma vez que estes são capazes de inserir a criança
no convívio social, auxiliando nas situações do cotidiano e estimulando gosto pela música.
Por meio de pesquisa bibliográfica com base nos estudos do sociólogo Florestan Fernandes
(1979), Vygotsky (1994), Piaget (1975) e Wajskop (1995). Apontamos que o resultado e
abandono destas práticas se dão mediante a invasão dos brinquedos industrializados e o
isolamento da criança em relação a família e aos grupos infantis. Os brinquedos cantados são
verdadeiros agentes socializadores, através dos quais a criança descobre a importância do
grupo e de sua contribuição para o mesmo. As cantigas de rodas contribuem para a formação
do ser humano, Pesquisas revelam que a criança se organiza e desenvolve os papéis que
representam. Cabe aos Gestores Escolares utilizarem esses brinquedos com a finalidade de
vivenciar a união, o respeito, à integração da criança, além da aprendizagem e conteúdos,
preparando-a para viver em sociedade de maneira autônoma, ética, afetiva enfim como cidadã feliz.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]