Cadê o gênero? Um estudo acerca do ensino de gênero nos cursos de graduação em serviço social das universidades públicas federais da região sul
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Data
2017-12-14Autor
Sebastiany, Mariana Marques
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O presente trabalho visa discutir como os cursos de Serviço Social das
universidades públicas federais da região sul vêm inserindo o estudo de gênero no que
tange o ensino de graduação. Especificamente, propõe-se a investigação da relação entre
a expansão dos cursos de Serviço Social em universidades públicas federais e o estudo
das relações sociais de gênero no ensino de graduação, bem como formular sobre a
apropriação da categoria pela profissão, dando ênfase para sua interlocução com o
marxismo e o feminismo. Metodologicamente, constitui-se como pesquisa bibliográfica e
documental. Para análise dos dados, são utilizadas as técnicas da análise de conteúdo.
Com base no que foi levantado e em estudos anteriores similares, pode-se inferir que o
ensino sobre as relações sociais de gênero nestes cursos, quando existe, ou se materializa
como disciplina eletiva, ou diluído em outras temáticas. A relação disso com a recente
expansão da formação em Serviço Social nas universidades públicas federais é que,
mesmo que possuam currículos formulados recentemente, num período em que o debate
de gênero vem se difundindo, esta categoria não está sendo incorporada na formação
profissional como categoria histórica, política e analítica, fundante da totalidade social,
perspectiva defendida aqui. Dessa forma, os resultados sugerem que sua centralidade
ainda não é consenso no Serviço Social, bem como que sua abordagem se dá por diversas
perspectivas teóricas.
Coleções
- TCC Serviço Social [183]
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